Férias na pandemia: como entreter as crianças?

O ano de 2020 ficou marcado pelo longo período em que as crianças ficaram longe da escola, devido à pandemia de covid-19. Agora, poucos meses depois de algumas terem retornado, elas estão novamente dentro de casa.

Para as famílias, ter as crianças o tempo todo em casa traz alguns desafios: a rotina fica mais agitada e o tempo para manter tudo em ordem, de repente, parece insuficiente.

Ao mesmo tempo, esses momentos são importantes para o desenvolvimento dos pequenos. A coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Ecológica, Suelen Fernandes, explica: “Realizar atividades cotidianas em família faz com que a criança assimile aspectos de cooperação e interação social, aprimorando habilidades motoras e cognitivas que são fundamentais para o seu desenvolvimento social”.

Estas são algumas dicas de atividades para incorporar a criança na rotina da casa e não deixar espaço para o tédio. O foco é proporcionar à família tempo de qualidade juntos. “Nem sempre as férias dos pais coincidem com as das crianças, mas é importante estar junto delas em algumas brincadeiras. Nestes momentos, os responsáveis devem estar inteiramente presentes, sem distrair-se com o celular ou com assuntos do trabalho”, complementa a coordenadora.

Cozinhar juntos: Os pais podem pensar em receitas simples entre os pratos preferidos das crianças. Convidá-las para fazer parte da hora do preparo é a garantia de bons momentos em família, além de trazer um aprendizado culinário.

Sessão de cinema em casa: As crianças assistem filmes e desenhos com frequência, mas promover um momento para assistir juntos e conversar sobre os filmes assistidos pode criar memórias especiais. Não esqueça da pipoca.

Piquenique: Fazer os preparativos para uma refeição e desfrutá-la longe da mesa de jantar dá um toque especial a esta atividade. O local escolhido pode ser em uma praça ou parque — respeitando as recomendações de distanciamento social — o quintal de casa ou até mesmo o tapete da sala.

Atividades manuais: As atividades manuais permitem que as crianças expressem a sua criatividade e exercitem a imaginação, além de desenvolver a sua coordenação motora fina. Aqui, vale usar a criatividade para fazer colagens, recortes, desenhos com giz, lápis e pinturas. Outras ideias são reaproveitar embalagens usadas para criar brinquedos e fantoches, ou mesmo fazer massinha de modelar caseira com a receita a seguir.

Massinha de modelar caseira

4 xícaras de chá de farinha de trigo

1 xícara de chá de sal

1 xícara de sal de água

1 colher de sopa de óleo

Corante comestível (opcional)

Para preparar, basta misturar os ingredientes na ordem em que eles estão listados na receita.

Publicidade

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com