Estudo revela que uso diário de lencinhos umedecidos pode ser perigoso

Os lencinhos umedecidos que usamos para limpar o bumbum do bebê ou até mesmo a mãozinha, rostinho, perninha podem apresentar graves riscos a saúde do pequeno. O que todos nós sabemos é que os lencinhos umedecidos são práticos e "salvam" as mamães quando o bebê se suja fora de casa.

Na reportagem divulgada pela NBC News, a professora e doutora em Dermatologia da Universidade de Connecticut, Mary Wu Chang, realizou um estudo no qual foi revelado que o uso diário desses lenços pode ser perigoso.

Na pesquisa, a especialista revelou que encontrou pelo menos 6 crianças com alergia rara e após se aprofundar mais, ficou comprovado ser devido ao uso de um tipo de lenço umedecido.

Além desse estudo, outro fator perigoso a saúde da criança foi que várias marcas do produto continham mofo. E, de acordo com o site WebMD, os próprios fabricantes retiraram as marcas do mercado.

Foram também notificadas várias UPC (número de criação do produto ou código de barras) dos lenços umedecidos que estavam contaminados. Clique aqui para saber se você tem alguma unidade desses produtos em sua casa).

E, infelizmente, não é só isso. Segundo as informações do portal espanhol Conasi, a pele que tenha tido contato com o lencinho pode desenvolver dermatite alérgica e sinéquias valvulares nas meninas (aderência dos lábios menores da vulva um ao outro).

Qual o  culpado pela dermatite?

De acordo com a doutora Wu Chang, o culpado pela dermatite é o conservante metilisotiazolinona (MI), que também é utilizado em vários produtos cosméticos e para o lar. E nos lencinhos, ele era utilizado de maneira combinada com outro conservante, o metilcloroisotiazolinona (MCI), o impacto da dupla foram diversos casos de reações alérgicas na pele. Isso fez com que regulamentos das instituições de saúde fizessem com que as empresas parassem de combinar esses produtos.

Sendo assim, os fabricantes optaram pelo uso exclusivo do MI. Porém, tiveram que aumentar a concentração do componente da fórmula, o que resultou no aumento dos casos de alergias, irritações e dermatite.

E a pergunta que não quer calar, devo ou não usar os lencinhos umedecidos? A resposta não é tão simples. O recomendado é que as mamães evitem ao máximo o uso em seus bebês.

E no caso de utilizar em alguma emergência, verifique antes se não há o conservante citado acima e cheque se possui o mínimo possível de componentes químicos. E evite ao máximo o uso no rosto da criança. Mães, fiquem alertas!

 

Prepare o lencinho e conheça a iniciativa da Talita Castro em prol das crianças com câncer:

https://www.youtube.com/watch?v=jVgaYTRXwLc