Dicas para uma viagem tranquila com as crianças nas férias
Ao fazer uma viagem com as crianças, é preciso fazer um planejamento para não dar aberturas para momentos estressantes. Afinal, férias em família é muito gostoso e o intuito é relaxar, rir, brincar e se divertir, certo?

Publicidade

Porém, nem sempre todos os momentos de viagem serão assim, especialmente se você vai viajar de carro com as crianças. A boa notícia é que você pode driblar momentos assim, seguindo essas dicas para que as férias sejam saudáveis e cheia de boas recordações.

Além dos preparativos comuns que incluem ter um seguro de carro para viagem, fazer uma revisão completa do veículo – caso a viagem seja de automóvel -, há itens como roteiros e documentação que toda viagem pede, mas viajar com as crianças exige alguns cuidados extras. Confira!

  1. Faça as malas de forma prática

São muitos os truques que você pode aprender na hora de arrumar as malas e para começar, coloque tudo o que pretende levar em cima da sua cama. Depois, guarde a metade, focando em separar por dia, as peças que vai usar. Se a viagem é longa, considere levar peças básicas, que combinem entre si, para mudar o visual, sem precisar levar o guarda-roupas.

Isso vale para as roupas da família toda e vai te ajudar muito no destino de férias, como também no transporte das bagagens, especialmente se você viajar de avião ou navio. Afinal, o excesso de mala tanto gera custos extras no aeroporto, como dificulta a locomoção, podendo te deixar irritado.

  1. Saiba como agir em caso de imprevistos

Em uma viagem o carro pode quebrar, o voo atrasar, fazer frio ou chover de forma inesperada, enfim, muitos imprevistos podem acontecer, independente se você viaja por conta própria ou através de uma agência de viagem. Esteja sempre preparado para manter o bom humor, afinal, os pequenos estão bem atentos e percebem quando os pais estão aflitos.

Explique o que está acontecendo aos pequenos e, enquanto a mãe distrai as crianças, o pai pode resolver o problema. O que importa são as boas lembranças que seus filhos vão ter das férias em família.

  1. Sem pressa, sempre!

Se você vai viajar de carro com as crianças, não tenha pressa de chegar. Faça paradas para as refeições, se hidratar, ir ao banheiro e, se possível, até conhecer alguns destinos turísticos no caminho.

Se a viagem é de avião, saia de casa bem antes do horário. Assim o trânsito não te atrapalha, bem como a fila para o check-in, entre outros, gerando momentos de estresse, afinal, você tem tempo para isso. Já no destino, compre bilhetes e faça reservas antecipadas e chegue com antecedência aos lugares. Atrasos podem fazer com que você se irrite com seus filhos e isso com certeza não faz parte dos planos de viagem, certo?

  1. Esteja preparado para a hora das refeições

Muitas crianças conseguem transformar a hora das refeições em momentos de estresse aos pais e, em lugar diferente, isso não vai mudar. Para que esse momento não te deixe estressado, afinal, a viagem em família é para ser aproveitada a cada minuto, faça um pequeno roteiro com opções de restaurantes. Faça uma busca por lugares que vai agradar os pequenos e nunca vá com pressa, reservando sempre um espaço tranquilo entre os passeios para a hora da refeição.

  1. A programação é para a família toda

É bem provável que você queira incluir no seu roteiro de viagem, passeios aos pontos turísticos que te agradam. Mas lembre-se de que você não está viajando sozinho. Que tal a família sentar junto no momento de montar o roteiro?

Será muito bom cada um ter o seu momento, escolhendo o que ver e fazer e, assim, a família ter um roteiro em que todos aproveitem. É claro que, durante as visitas às atrações, os pequenos vão querer desviar o trajeto, especialmente se tiver um playground no caminho. Mas explique que o roteiro foi combinado em família e que assim que possível, eles podem desviar um pouco para tais atrações.

  1. Deixe os pequenos comprarem

Claro que você não vai entregar o cartão e senha nas mãos das crianças, mas se você costuma comprar presentes e lembrancinhas, por que não deixar seus filhos escolher o que querem levar para o amiguinho? Ainda no planejamento da viagem, separe uma parte do orçamento para isso e distribua entre as crianças.

  1. Prepare a volta

A rotina mudou por alguns dias e é normal o retorno para a casa ser mais cansativo e até um tanto traumático e isso, não somente para as crianças. Sem contar que, nos primeiros dias em casa, as crianças vão sentir muito a ausência dos pais, já que com o retorno ao trabalho, eles tendem a se ver menos. Para diminuir essa sensação, separe o máximo de tempo com os pequenos e, se possível, deixe que eles durmam no mesmo quarto, assim como, provavelmente, foi nas férias.

Por: Andreia Silveira, do site SeguroAuto.org.