Dicas importantes para o casal que decidiu se preparar para ter filhos
Chega um momento do relacionamento em que o casal começa a pensar em ter filhos. E um turbilhão de dúvidas surge quando o assunto é ter um bebê. Por isso, avaliamos as maiores preocupações entre futuros papais e criamos dez dicas para quem se encontra nessa situação. Confira.

Publicidade

Hora de visitar o médico

Se você está pretendendo engravidar, nada melhor que isso seja feito com acompanhamento médico. Segundo especialistas, é importante que a mulher e também o homem façam um check-up antes de iniciar as tentativas de engravidar.

Diga tchau as pílulas!

Quando se está tomando anticoncepcionais, o ciclo é controlado de acordo com a data do remédio e não de forma natural. Sendo assim, é importante que descubra qual é o seu ciclo menstrual natural para que encontre a sua data de maior fertilidade, fazendo com que os hormônios voltem ao normal e, em, no máximo 3 meses, esteja com o ciclo regulado.

Índice de Massa Corporal (IMC) controlado

O IMC de uma mulher que pretende engravidar deve estar entre 19 e 24. Então futura mamãe está na hora de subir na balança e começar a inserir exercícios diários para controlar o seu peso e torná-la saudável para receber o seu bebê e não correr nenhum risco durante a gestação.

Ácido Fólico na alimentação

O acompanhamento médico é fundamental. Mulheres que investem em suplementação diária de acordo com o médico colaboram para o fortalecimento do tubo neural do bebê, evitando malformações.

Nada de estresse!

Descubra o que te faz relaxar e te mantém calma para que não atrapalhe os seus planos de ser uma futura mamãe, pois o estresse acaba dificultando uma gestação.

Reduza as festas

Tente diminuir a bebida e principalmente o cigarro, isso claro, se não houver nenhum risco de estar grávida. Caso contrário, o álcool e o tabaco devem ser totalmente cortados. Afinal, isso interfere na fertilidade do casal e traz risco à saúde do bebê.

Esteja sempre descansada

Aproveite que o barrigão ainda não a atrapalha dormir e durma o quanto puder para estar sempre bem disposta. Pesquisas comprovam que mulheres que dormem mais, tendem a engravidar mais rápido, pois ovulam regularmente.

Pesquise sobre a sua genética

Procure saber com as mulheres da sua família como foram a gestação delas e se tiveram algum problema. Depois, compartilhe essas informações com o seu médico para ele poder te orientar da maneira correta.

Diminua a cafeína

Estudos comprovam que a ingestão de cafeína em excesso provoca aborto espontâneo, então para não correr o risco, diminua a cafeína.

Cuide da sua saúde bucal

A higienização bucal reduz até 70% do risco de aborto, portanto, não deixe de ir ao dentista e de continuar com esse cuidado.