Dicas para economizar
Com a crise financeira que o país está enfrentando, a inflação aumenta e nos deparamos com isso quando vamos fazer qualquer tipo de compra. Assim, enxergamos o quão está sendo necessário economizar, principalmente quando se tem crianças em casa.

Publicidade

Mamãe e papai, aprendam a controlar os gastos com as dicas a seguir: 

Controle financeiro

Passe a fazer anotações de todos os gastos que anda tendo, inclusive despesas pequenas como um lanche que compra na rua. Anote as dívidas, o valor do salário da família e o quanto pretende poupar, assim terá um controle maior e saberá por onde começar a economizar.

Lista de compras

Antes de ir ao supermercado faça uma lista de itens que a sua casa está necessitando, para não haver exageros na hora da compra. Evite também fazer compras do mês para não ter desperdício. E então, pegue sua lista e vá as compras da semana!

De olho nas prateleiras!

Não vá pegando o primeiro produto que ver pela frente antes de dar uma pesquisada nas prateleiras. Para ajudar o seu bolso, vale tudo! Inclusive abaixar e ficar nas pontas dos pés para conferir os preços, pois geralmente os mais caros ficam na linha dos olhos.

Hora do acordo

Faça um acordo com o seu filho e explique que ele terá direito a apenas um produto no supermercado e isso não será negociado depois. Mas também vai ter que te ajudar com a responsabilidade de algum item da lista de compras, como o shampoo, tendo assim uma distração.

Aceite as prioridades

Tem hora que a situação aperta e é necessário entender o que é prioridade para o momento e fazer a melhor escolha. Para isso, decida entre compras e passeios, como ir a um show ou comprar aquela casinha de boneca. Opte também por programas em que não vá gastar muito, como passeio no parque ou até uma tarde de brincadeiras em sua casa com os amiguinhos do seu filho.

Nada de viagens que estão na moda

Evitar viajar em alta temporada já ajuda muito, mas se isso não for possível, desvie de lugares que estão em alta e que costumam ser ainda mais caros.

Vamos deixar o carro na garagem?

Reduza os gastos usando um transporte público como o metrô e torne o passeio divertido por ser algo diferente da sua rotina com a família.

Negocie as contas fixas

Organize para que faça o plano de telefone, internet e TV, tudo da mesma empresa para evitar gastos a mais. E não se esqueça de conferir se os planos da sua operadora de celular estão mais em conta.

Como usar o cartão de crédito?

Visualize as dívidas, entre em contato com o seu banco e tente negociar a anuidade, as parcelas de compras e a isenção de uma parcela mínima. Agende o pagamento para cinco dias após receber o salário para não ocorrer complicações como atraso e pagamento dos juros altíssimos.

Perigo! Cheque especial e empréstimo fácil

São saídas de emergência que devem ser evitadas a todo custo! Mas, se não houver outra opção, cancele o cheque especial e tente ver com o gerente da sua conta bancária a possibilidade de uma linha de crédito especial que será paga em até 12 vezes.