Desafio do sal é a nova mania entre adolescentes na internet
Depois do desafio "quebra-crânio", crianças e adolescentes já elegeram outro perigo para exibir nas redes sociais. O desafio do sal tem se espalhado pelo aplicativo Tik Tok, febre entre eles.

Ele consiste em se gravar enchendo a boca de sal e mostrando a reação — que é de engasgar e cuspir. A brincadeira de mal gosto pode trazer prejuízos imediatos à saúde de quem participa.

"Quando o consumo ocorre de maneira aguda (muito sal em um curto espaço de tempo) ocorre a hipernatremia hipervolêmica, porque a concentração de sódio no organismo fica muito grande, aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório", afirma Ronaldo Gismondi, vice-presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro ao site Extra.

Consumir muito sal de uma hora para a outra pode também pode causar tonturas, desidratação, vômitos, aumenta o risco de coma e pode e até ser fatal.

Ainda, a ingestão de grandes quantidades de sal está ligada a vários problemas de saúde, a curto e longo prazo. O aumento da pressão, que pode levar a um AVC, por exemplo, é o principal deles.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o consumo diário de sal (de cozinha) deve ser de 5 gramas, o que equivale a uma colher de chá rasa. Tudo o que ultrapassa este limite traz riscos para a saúde.

Com informações do Extra