Como organizar a lancheira do seu filho?
A hora do lanche é o momento mais gostoso do dia! Toda criança adora, não é mesmo?! O fato é que o desenvolvimento da criança depende de uma alimentação saudável. E essa é uma tarefa dos pais: organizar a lancheira dos filhos. É preciso escolher os alimentos e saber como colocar na merendeira. A seguir, selecionamos 5 passos para ajudar os papais e mamães:

Publicidade

1) Lancheira

O ideal é que a criança utilize uma lancheira térmica, já que conserva os alimentos por mais tempo. Nos dias mais quentes, a mamãe também pode colocar saquinhos para congelar e em seguida colocá-los dentro da merendeira. Isso conservará melhor os alimentos, evitando que estraguem. Frutas e lanchinhos devem ser embalados em papel alumínio ou colocados em saquinhos e potinhos próprios para alimentos. Prepare o suco natural de fruta um pouco antes de organizar a lancheira e coloque-o em uma garrafa térmica bem fechada para não derramar.

2) Alimentos

Os pais devem ensinar as crianças a comer corretamente desde cedo. E ser um exemplo é ótima forma. Para montar uma lancheira saudável é necessário alimentos ricos em fibras e nutrientes que auxiliam no crescimento e desenvolvimento das crianças. Na hora de escolher os alimentos, considere a idade da criança e a consistência ideal para a faixa etária e que seja fácil para comer. Crianças menores comem porções menores e é preciso maior cuidado na escolha desses alimentos. Já as maiores têm mais opções.

Coloque na lancheira lanchinhos saudáveis, sucos naturais, achocolatados, frutas, bisnaguinha com requeijão e peito de peru, água de coco, bolo caseiro, sanduiche natural... Essas são opções nutritivas e saudáveis que devem ser incentivadas diariamente.

3) Hora de preparar

O recomendado é que os alimentos sejam preparados um pouco antes de levar a criança para a escola. Caso ela estude pela manhã e não for possível preparar antes, a proção de alimentos e bebidas podem ser preparados no dia anterior, deixando-os embalados dentro da geladeira. Os alimentos e bebidas só devem ser colocados na lancheira na hora de sair com a criança.

4) Limpeza

É fundamental higienizar bem a lancheira todos os dias. Com uma esponja com água e detergente neutro, lave e seque bem, retirando todos os resíduos de alimentos. Uma vez por semana, a mãe deve higienizar a lancheira com álcool para eliminar todas as bactérias.

5) Alimentos prejudiciais

Existem vários alimentos que prejudicam a saúde das crianças e, por isso, devem ser evitados. A forma mais eficaz de evitar esses alimentos é deixando de oferecê-los aos pequenos desde cedo. Estão proibidos: refrigerantes, balas e chicletes, bolachas recheadas, salgadinhos industrializados, guloseimas, salgados fritos e gordurosos e chocolate em excesso.