Bebê recebe vacina da Covid-19 por engano

Um bebê de seis meses recebeu por engano uma dose da vacina da Covid-19, em Villarrica, no Chile. O caso aconteceu após a criança ir ao hospital no centro da cidade para tomar as vacinas de rotina, quando a enfermeira aplicou por engano uma dose da CoronaVac.

As autoridades sanitárias acompanham o caso para verificar se a criança irá desenvolver algum sintoma adverso mas, até o momento, os relatos indicam que ela está com a saúde boa.

A família do bebê denunciou que a enfermeira se confundiu no momento de aplicar a vacina porque tanto a CoronaVac, quanto a vacina pentavalente (indicada para crianças de 6 meses, que imuniza contra tétano, hepatite B, coqueluche, difteria e meningite tipo B) que ela iria tomar estavam no mesmo refrigerador.

Após a denúncia a Secretaria Regional de Saúde foi notificada. “Avisamos o Ministério da Saúde e todas as instituições necessárias para realizar as investigações correspondentes. Estamos preocupados com a saúde da criança e estamos monitorando a evolução e a equipe municipal de saúde continuará acompanhando a menina em casa”, disse a secretária regional de Saúde Glória Rodriguez a emissora La Tercera.

Testes com crianças
Resultados preliminares de testes iniciais e intermediários, apresentados Sinovac Biotech, apontam que a vacina CoronaVac parece ser segura e capaz de desencadear respostas imunológicas entre crianças e adolescentes.

Os dados preliminares foram de ensaios clínicos de fase I e II envolvendo mais de 500 pessoas com idades entre 3 e 17 anos, que receberam duas injeções de vacina de dose média, baixa, ou um placebo. A maioria das reações adversas foi leve

Publicidade

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com