Bebê é diagnosticado com coronavírus 30 horas após nascer
Um bebê foi diagnosticado com coronavírus 30 horas após nascer em um hospital de Wuhan, na China. Como a mãe estava infectada com o vírus, os médicos acreditam que ela tenha o passado para a criança, segundo informações da CCTV, televisão chinesa. A mulher já tinha sido diagnosticada antes de entrar em trabalho de parto.

Publicidade

O bebê seria a pessoa mais jovem infectada pelo vírus, de acordo com a agência France Presse. A epidemia do novo coronavírus matou quase 500 pessoas na China desde o primeiro caso, no final do ano passado.

O recém-nascido não apresentou febre ou tosse em seus primeiros três dias, mas depois começou a apresentar problemas respiratórios. Ao realizar uma radiografia, ele mostrou sinais de infecções e problemas nos rins.

Especialistas ouvidos pela rede de televisão pública CCTV disseram que este poderia ser um caso de "transmissão vertical". Isso porque a mãe da criança, antes de dar à luz, realizou o teste para o vírus e o resultado foi positivo. Portanto, a infecção poderia ter sido passada de mãe para filho durante a gravidez, parto ou imediatamente após o parto.

Outros casos

As grávidas têm sido uma preocupação constante dos médicos em Wuhan. Recentemente, um outro bebê com 17 dias também foi diagnosticado com o coranavírus. No entanto, não se sabe se ele recebeu o vírus da mãe ou de uma doadora de leite, que descobriu mais tarde que também foi infectada.

Para conter a transmissão do vírus, os hospitais estão deixando as grávidas infectadas em quarentena. No último sábado (1), os médicos fizeram o parto de uma paciente, identificada apenas pelo sobrenome Gong, dentro da zona de quarentena. Eles usaram roupas especiais e óculos de proteção para não serem contaminados com o vírus.

Na segunda-feira (3) a agência oficial de notícias Xinhua informou que um outro bebê, filho de mãe infectada, nasceu saudável e sem sinal da infecção pelo novo coronavírus na província de Heilongjiang, a mais de 2 mil quilômetros do epicentro da doença.