Autismo: quais são os primeiros sinais?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome que afeta o sistema nervoso caracterizada por problemas de comunicação, interação e comportamento. O alcance e os sintomas vão variar de pessoa para pessoa, mas as mais comuns são: dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos.

Nos bebês sintomas comuns são: baixo contato visual; pouco interesse por brinquedos e brincadeiras; alterações sensoriais como sensibilidade a sons, texturas, odores; irritabilidade; alterações de sono. Já nas crianças, os pais ou responsáveis devem observar pouca interação com crianças de mesma idade, não atender ao nome, atraso na comunicação e fala, interesse ou uso incomum de brinquedos e objetos, seletividade alimentar, dificuldade nas rotinas entre outros.

O diagnóstico do TEA geralmente é feito já na primeira infância, como explica a psicóloga e coordenadora da área do TEA do Núcleo Paraense de Recuperação Motora Cognitiva e Comportamental (NUPA), Giulianna Victoria Yoshie Kume (CRP08/17797). “ Um dos critérios diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista refere-se à presença dos sinais ou sintomas ainda na infância. Muitos deles, podem ser observados ainda antes dos 02 anos de idade, por isso é muito importante ficar atento”.

O diagnóstico e intervenção precoce, ou seja, antes dos três anos de idade é muito importante na redução dos atrasos e melhora na qualidade de vida dos indivíduos com TEA. “Os pais têm que estar atentos a presença de qualquer sintoma, quanto antes as terapias começarem, melhor será para a criança, reduzindo os sintomas, e oferecendo a ela um pilar de apoio ao seu desenvolvimento e à aprendizagem, melhorando sua qualidade de vida como um todo”, finaliza Giulianna.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com