Qual o momento certo de procurar um odontopediatra?
Que a saúde começa pela boca, todo mundo já ouviu falar. Por isso, antes mesmo do nascimento dos primeiros dentinhos a visita ao odontopediatra é importante. Aliás, a mamãe, quando está grávida deve fazer um Pré-natal Odontológico (PNO) com esse profissional. A odontopediatra Dra. Priscilla Pimenta, conhecida pelos seus pacientes como Tia Pri, explica que o PNO é um protocolo estabelecido para que os reflexos das alterações hormonais da gestação na boca sejam minimizados, prevenindo, inclusive, o parto prematuro.

Publicidade

Com a visita ao dentista na gestação, a futura mamãe já se familiariza com o profissional que irá cuidar da saúde bucal do seu pequeno por toda a infância. O primeiro cuidado do odontopediatra com o bebê é a realização do Teste da Linguinha, um exame padronizado que diagnostica e indica o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela alteração do frênulo (freio) e que pode comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.

“As alterações na língua não permitem a pega correta da mama, dificultando e/ou impossibilitando o aleitamento materno; limitando a introdução alimentar; e provocando notável atraso na fala e dificuldades respiratórias. O tratamento precoce é minimamente invasivo e garante qualidade de vida para bebê e família”, ressalta a Tia Pri.

“Você sabia? O Teste da Linguinha deve ser realizado o quanto antes, e no máximo até 6 meses de vida. É obrigatório e deve ser feito por profissional capacitado.”

Acompanhamento

Ao longo das consultas com a Tia Pri são ensinados os cuidados com a saúde bucal e como as visitas ao dentista são divertidas. Com técnicas psicolúdicas, a odontopediatra estabelece laços de carinho e confiança, alcançando tratamentos eficazes e sem trauma. “Consultas preventivas são fundamentais desde a barriga da mamãe. Com orientações corretas e ações preventivas, as doenças bucais ficam longe dos nossos pequenos. Venha nos fazer uma visita, esclarecer as demais dúvidas e entrar para o Time da Infância sem Cárie da Tia Pri”, convida.