Plantas que você deve manter longe do seu filho
 Ter plantas em casa é um grande prazer para a maioria das pessoas. Elas encantam por sua beleza, purificam o ar e refrescam o ambiente. Entretanto, as mamães precisam ficar atentas. Muitas plantas, apesar de belas, apresentam substâncias tóxicas, que podem causar desde um desconforto de pele até reações alérgicas severas. E muitas delas são comumente encontradas dentro de casas, com fácil acesso às crianças.“É importante para as mamães aprenderem a identificar se a planta que tem em casa não oferece risco à saúde do bebê, sendo tóxica ou contendo espinhos, pois quando o bebê começa a engatinhar, pode ter contato com ela. Ao serem identificadas, é bom evitar tê-las dentro de casa ou no jardim. Caso já as possua, o ideal é afastá-las do convívio das crianças”, informa a paisagista Rita Ortega.

A maioria das plantas tóxicas possui sabor e aroma muito desagradáveis, o que, felizmente, acaba desestimulando a sua ingestão. Muitas delas podem provocar sintomas como coceira e vermelhidão na pele, caso sejam tocadas ou, se  ingeridas, podem causar vômito, falta de ar, aumento dos batimentos cardíacos, dentre outros.

Em caso de acidentes, como ingestão ou contato na pele, a pessoa deve ser levada ao pronto-socorro mais próximo, e, se possível, levar uma amostra da planta que causou a intoxicação. Pois, assim, ela poderá ser identificada de forma a conduzir um tratamento mais preciso.

 

Saiba mais sobre algumas plantas tóxicas facilmente encontradas em casas:

TINHORÃO

Parte tóxica: todas as partes da planta.

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar inflamação da garganta e da boca, edema de lábios, língua e palato, sialorreia, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e edemas nos olhos.

 

TAIOBA-BRAVA

Parte tóxica: todas as partes da planta.

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

 

COMIGO-NINGUÉM-PODE

Parte tóxica: todas as partes da planta.

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, inchaço de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

 

COPO-DE-LEITE

Parte tóxica: todas as partes da planta

Sintomas: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarreia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia. Já o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

 

BICO-DE-PAPAGAIO

Parte tóxica: todas as partes da planta.

Sintomas: a seiva leitosa causa lesão na pele e mucosas, edema de lábios, boca e língua, dor, queimação e coceira; o contato com os olhos provoca irritação, lacrimejamento, edema das pálpebras e dificuldade de visão; a ingestão pode causar náuseas, vômitos e diarreia.

 

URTIGA

Parte tóxica: pelos do caule e folhas.

Sintomas: o contato causa dor imediata devido ao efeito irritativo, com inflamação, vermelhidão cutânea, bolhas e coceira.