O que o endocrinopediatra pode fazer pelo seu filho?
A Endocrinologia Pediátrica é uma especialidade que integra conhecimentos pediátricos e de endocrinologia para diagnosticar e tratar disfunções hormonais, do período neonatal até o fim da adolescência. Segundo o pediatra Dr. Cândido Carmo Cezário, especialista no atendimento em endocrinologia, o profissional desta área avalia o crescimento, desenvolvimento e a evolução da criança.

Publicidade

De acordo com o Dr. Cândido, antes de examinar o novo paciente, parte da consulta é reservada a um longo bate-papo com os pais, o qual tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas, perguntando não só aspectos do bebê, mas também em relação à mamãe como, por exemplo, como foi o período de gestação, como foram as consultas no pré-natal e como foi o parto. “Além disso, oriento sobre a amamentação e incentivo o aleitamento. Após conversar com os pais, avalio fisicamente o bebê, verificando peso, tamanho e outras medidas conforme necessário, além de analisar os reflexos, a parte neurológica e o desenvolvimento neuropsicomotor”, explica.

Já na consulta mais específica como endocrinopediatra, o Dr. Cândido avalia o crescimento da criança, auxilia em casos de baixa ou alta estatura para idade, realiza anamnese, exame físico e solicita exames laboratoriais quando necessários, avalia se o peso, a estatura e outras medidas da criança estão adequadas em relação à sua idade e sexo, avalia a alimentação da criança, corrige erros alimentares, orienta em relação aos bons hábitos de vida, além de incentivar a prática de atividade física.O profissional auxilia nos problemas de crescimento, déficit ou excesso de peso e alterações como a puberdade precoce. É importante os pais terem consciência de que criança “fortinha ou cheinha” pode estar acima do peso e a cada ano que passa fica mais difícil controlá-la e mantê-la.

 

Doenças endócrinas mais frequentes em crianças:

•  Diabetes

•  Alterações hormonais

•  Colesterol

•  Obesidade

•  Distúrbios do crescimento