Durante o período de gestação a mãe se prepara para a chegada de seu bebê, cuida do enxoval, escolhe o nome, a maternidade... Mas depois que o bebê nasce, sai do hospital e chega em casa, mil dúvidas aparecem. Será que eu sei dar banho? Meu leite está sustentando o meu bebê? O que fazer quando ele chora? Será cólica? São tantas perguntas e tão pouca experiência, principalmente para os pais de primeira viagem... Para ajudá-los, o Manual da Mamãe preparou, com a consultoria da pediatra Dra. Valéria Granieri, algumas respostas para as perguntas mais frequentes feitas para os pediatras.
Como dar banho no bebê?
O banho do bebê segue algumas regras:
1- Deixe tudo pronto antecipadamente: o sabonete (deve ser neutro), a toalha (deve ser macia), as fraldas, as roupinhas limpas.
2- Verifique a temperatura da água, o que você pode fazer experimentando-a na região anterior do antebraço e sentindo que está confortável. O nível da água da banheira deve atingir a altura do umbigo do bebê.
3- Tire a roupinha do bebê, sente-se próximo à banheira, lave o rosto e a cabecinha (não use sabonete no seu rostinho). Assim você se sentirá segura de estar lavando cabeça e rosto com água limpa.
4- Segure-o com seu braço esquerdo, passando pelas costas do bebê e o prenda firmemente embaixo do braço esquerdo dele. Desse modo, a cabecinha fica inteiramente apoiada no seu antebraço e o bebê se sentirá seguro. A sua mão direita vai ajudar a segurar o bebê para colocá-lo na água.
5- Mergulhe-o delicadamente na água e com a mão direita você poderá banhá-lo com facilidade.
6- Retire-o da água e envolva-o na toalha. Seque cuidadosamente todas as dobrinhas. O uso do talco é desaconselhável.
7- Seque bem o umbigo e coloque solução de álcool à 70%. Não use faixas, nem curativos fechados.
8- Vista o bebê com roupas que sejam confortáveis e não prendam seus bracinhos ou perninhas. O bebê gosta de movimentar.
O uso de shampoo e colônias é recomendável?
Nos primeiros meses (até 6 meses), não é recomendado o uso de talco, shampoo ou colônia para higiene do bebê, pois podem desencadear alergias.
Quando devo cortar as unhas do bebê?
As unhas devem ser cortadas sempre que estiverem grandes. Para facilitar, você pode apará-las quando o bebê estiver dormindo logo após o banho, pois as unhas tendem a ficar molinhas. A tesoura deve ser de ponta arredondada e própria para bebê.
Pode-se usar a haste de algodão (cotonete)?
A haste de algodão pode ser usada, mas a fralda ou toalha são suficientes para enxugar o pavilhão da orelha. Não se deve introduzir nada nos ouvidos do bebê para evitar o risco de perfuração da membrana timpânica.
E a higiene dos genitais?
O genital dos meninos não deve ser forçado, pois existe a fimose fisiológica que se resolve espontaneamente até o final do primeiro ano. Quanto às meninas, a mãe deve limpar os genitais (espaço entre os pequenos lábios), sempre de frente para trás, na direção do ânus.
As roupinhas devem ser lavadas de modo especial?
Sim, não se deve lavar a roupa com produtos perfumados, apenas com água e sabão de coco em barra e enxaguar bem, para evitar alergia cutânea.
Quais são os cuidados com o coto umbilical?
A limpeza do coto umbilical deve ser feita com algodão ou gaze embebido em solução de álcool a 70%. O umbigo não dói, pois não há nenhuma terminação nervosa. O coto umbilical deve ficar arejado para melhor cicatrização. A queda do coto umbilical acontece por volta do 7º ao 14º dia de vida. A cada troca de fralda é necessária a limpeza do coto umbilical.
Quais são os sinais de que meu bebê está com cólica?
O bebê chora sem parar; ele se contorce e flexiona as perninhas ao abdome; a barriga fica endurecida; a criança solta gases; o rosto fica avermelhado; as mãos ficam com os punhos fechados e a expressão do rosto é de dor e sofrimento.
O que fazer?
Manter o ambiente calmo e tranquilo; evitar visitas excessivas e demoradas; segurar o bebê e acalentá-lo; a sacudida é contraindicada; evitar alimentação excessiva; a mãe, claro, deve ficar calma.
As fezes do bebê são tão líquidas. É normal?
Quando o bebê é amamentado, as fezes podem ser desde totalmente líquidas até consistentes. No início, as evacuações ocorrem após as mamadas e mais ou menos 10 vezes ao dia. Com o passar do tempo, o intervalo vai aumentando e eles podem ficar até 10 dias sem evacuar e sem a necessidade de laxantes. Quanto à cor, é amarelada, mas às vezes podem ficar esverdeadas devido ao trânsito rápido das fezes pelo intestino.
O bebê já enxerga?
O bebê nasce com o sistema visual prontinho, porém imaturo. Com um mês enxerga vultos, não distingue cores e percebe poucos contrastes. No segundo mês, distingue melhor as cores e associa a visão com ruídos. No sexto mês, a visão é praticamente igual a do adulto. A cor dos olhos só será definida aos oito meses. A cor dos olhos do recém-nascido ao nascer é um pouco mais clara que a cor definitiva.
A urina avermelhada é sangue?
Não. Nos primeiros dias de vida, a urina do bebê pode se apresentar avermelhada, isso acontece devido a um tipo especial de cristal, chamado oxalato.
Quando devo telefonar para o pediatra?
É importante para a mãe que suas dúvidas sejam sempre esclarecidas. Se as dúvidas puderem esperar a próxima consulta, anote-as e faça uma lista, se não, ligue para seu médico (a). Atenção: quando for ligar não se esqueça do papel, caneta ou lápis para fazer suas anotações. Outro dado importante: não se esqueça de identificar-se (sou a mãe do(a)... que você atendeu no hospital...).