Cuidados com o recém-nascido
A saída da maternidade para casa é sempre carregada de muita emoção e muitas dúvidas. É um mundo totalmente novo, por isso, é muito comum surgirem preocupações e questionamentos sobre os cuidados com o bebê, como: “Será que eu sei dar banho? O que fazer quando ele chora? Ele está com cólica, e agora?”. São tantas perguntas e tanto medo de errar que os pais podem se sentir bastante inseguros nesse momento. Mas é importante ter calma! Para ajudar as mamães e os papais a viverem essa experiência única da melhor forma, com ajuda do pediatra Dr. Wagner Rocha, o Manual da Mamãe preparou algumas dicas importantes sobre o universo do recém-nascido. Confira:

Cólicas

As cólicas fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. Para aliviar esse desconforto é indicado fazer compressas mornas na barriguinha do bebê. Um banho morno, fazer movimentos “de pedalar” com as perninhas do bebê e massagens na barriguinha também podem aliviá-las.

Banho

Deixe tudo preparado antes, como sabonete líquido hipoalergênico, algodão, cotonete, creme para assaduras, fralda, toalha macia e a roupinha que ele irá vestir. É importante separar também o álcool 70%, para o curativo do coto umbilical. Antes de colocar o bebê na banheira, é importante verificar a temperatura da água, que deve estar morninha, com o antebraço ou o punho. Comece pelo rostinho e depois vá para o corpinho. Tudo deve ser feito com muita delicadeza.

Umbigo

O coto umbilical deve ser limpo após o banho e a cada troca de fraldas, se tiver sido molhado de xixi, houver secreção ou fezes. Para limpá-lo, deve-se utilizar gaze ou algodão embebido em álcool 70%. Limpar inicialmente a base e depois todo o coto, fazendo movimentos circulares. Pode ser que a criança chore durante a limpeza, entretanto não significa que ela está sentindo dor, pois o coto não possui intervenção. Se a pele ao redor do coto ficar vermelha ou se ele apresentar secreção com mau cheiro ou purulenta, deve-se entrar em contato com o pediatra.

Posição para dormir

Para prevenir o risco de morte súbita, coloque o bebê para dormir de barriga para cima no berço. Ele deve dormir sem outras crianças no berço, o qual deve ser firme e não conter lençóis e/ou cobertores frouxos, bichos de pelúcia ou brinquedos em volta da criança. Certifique-se de que a cabeça do bebê esteja descoberta para não correr o risco de sufocamento.