A importância da puericultura
A assistência à saúde da criança deve começar antes mesmo do nascimento, com a consulta pré-natal, que visa estabelecer um vínculo com o pediatra, informar sobre o alojamento conjunto, iniciar a abordagem sobre aleitamento materno e passar orientações de como cuidar do bebê.

Após o nascimento, a consulta de puericultura tem uma periodicidade correta, definida pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Ministério da Saúde. A cada consulta o bebê é examinado, é avaliado seu desenvolvimento neuropsicomotor, e os pais recebem orientações sobre alimentação e prevenção de doenças. Além disso, a cada consulta aumenta-se o vínculo do pediatra com a família, tornando-se mais fácil o acesso para esclarecimentos de dúvidas e angústias.

Portanto, os pais não devem deixar de fazer o acompanhamento dos seus filhos, pois mesmo que tudo pareça estar indo bem, há sempre um algo a mais a ser descoberto, alertado ou avaliado durante a consulta.

O que é puericultura? 

Puericultura é a arte de promover e proteger a saúde das crianças, através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. É uma especialidade médica contida na Pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno, analisando o conjunto psicológico, social e cultural.