Publicidade
Ele explica ainda que, a partir dessa idade, se a temperatura for inferior a 38º C, não é necessário fazê-la baixar. Sendo superior, pode ministrar-lhe paracetamol, ajustando a dose ao peso e idade da criança. “Nunca dê aspirina, nem sequer a infantil.” Se após 20 minutos a febre não baixar um pouco, a orientação do especialista é cobrir o fundo de uma banheira com um palmo de água a 37-38º C e com uma esponja molhar o corpo da criança durante 10 a 15 minutos, para que, ao evaporar-se, possa diminuir a temperatura da criança.
“Se a temperatura for maior que 40º C, recorra de imediato à banheira, mas não deixe de consultar o pediatra nas 24 horas seguintes”, aconselha. Quando a febre é superior a 40º C, em alguns casos, a criança pode apresentar convulsões febris, em que perdem os sentidos e o corpo sofre sacudidelas semelhantes às de um ataque epiléptico. Quando isso acontece, o indicado é umedecer o rosto da criança com uma esponja e consultar o pediatra em seguida.
Outro conselho importante relacionado aos cuidados com a febre é que não se deve agasalhar a criança febril. “Pelo contrário, retire-lhe o máximo de roupa e deite-a em um ambiente fresco, assim como não a force a comer, porque isso pode provocar vômitos, mas ofereça-lhe água com muita frequência”, acrescenta o médico.
Conheça as causas mais comuns e como baixar a febre no bebê
