Como saber se o bebê está se desenvolvendo de forma saudável?
Tornar-se mãe é um ciclo de questionamentos. Basta ter a resposta de um para aparecerem outros. O dia a dia com o bebê em casa gera a dúvida: ele está se desenvolvendo de forma saudável? Alguns indicadores ajudam nessa percepção. Confira:

 

Publicidade

1. O bebê se acalma ao ouvir sua voz

 

Seu bebê estava acostumado a um ambiente fechado, e sua voz era grande parte do que ele tinha. Portanto, ouvir a sua voz e sentir o calor do seu corpo é uma forma de imitar o tempo dentro da barriga. Além disso, quando o bebê é acalmado com a sua presença, mostra que reage emocionalmente.

 

2. A criança passa a chorar menos e a dormir com mais regularidade

 

Você vai observar o surgimento de vários cochilos ao longo do dia e o aumento de quatro ou mais horas entre uma mamada e outra durante a noite. Isso prova prova que o seu sistema nervoso está amadurecendo. Alguns bebês chegam nessa fase rapidamente, enquanto outros não tiram sonecas tão longas até os 4 meses ou mais. Se o seu bebê já é mais velho que isso e ainda come e dorme de forma imprevisível, tente fazer com que seus dias sejam mais rigidamente programados.

 

3. Ele começa a sustentar o peso do próprio corpo

 

Grande parte dos bebês já sustenta a cabeça com 1 mês de vida e, aos 3 meses, eles já fazem isso com mais habilidade. Isso mostra que os músculos deles estão mais fortes a cada dia. Passar um tempo com a barriga para baixo ajuda a acelerar o desenvolvimento de diferentes músculos, incluindo aqueles que permitem que ele role ou sente sem ajuda.

 

4. Seu bebê faz contato visual e sorri

 

Entre 2 e 4 meses de vida, os bebês começam a ficar mais conscientes do que acontece a seu redor e, em algum momento, passam a entender que as pessoas interagem mais quando eles estão envolvidos. Já por volta dos 5 meses, sorrir de volta sempre que sorriem para ele, é quase um reflexo. Isso prova que ele está se tornando uma criança sociável e feliz.

 

5. Você troca de 8 a 10 fraldas por dia e seu bebê engorda a cada pesagem

 

É importante levar o bebê a todas as consultas pediátricas para que o médico avalie se ele está crescendo de forma saudável, mas, entre as idas ao pediatra, uma boa forma de avaliar isso é observar a quantidade de fraldas trocadas. Confiar nesses indicadores é melhor do que observar quanto leite ele mama, já que isso pode variar de um dia para outro ou até mesmo de uma mamada para outra.

 

6. A criança reage a diferentes tipos de sons

 

Quando você perceber que o bebê reage olhando para o objeto de onde vem um som, saiba que seus ouvidos estão saudáveis e que ele é curioso em relação ao que escuta.

 

 

Leia também: Desenvolvimento do bebê mês a mês: o que observar?

 

Para mais conteúdos sobre gestação e maternidade, visite nosso Instagram: @manualdamamae

Esse conteúdo foi feito em parceria com

Dr. Alessandro Alarcão


Conheça mais dele