A pele do bebê precisa de cuidados!
Macia, cheirosa, delicada... não há nada mais perfeito que a pele de bebê! E por ser muito fina e sensível, precisa de uma série de cuidados para se manter bela e livre de dermatites e alergias. “Para manter a integridade da pele do bebê, os pais precisam higienizar e hidratar adequadamente, além de tomar uma série de cuidados simples e imprescindíveis”, informa a pediatra e homeopata, Dra. Rosana Bellacosa. Aprenda a cuidar com as dicas da Dra. Rosana:

Publicidade

Cuidados gerais

A higiene é feita com banho diário, usando sabonete neutro, garantindo também ao bebê conforto e tranquilidade. A hidratação, que é fundamental, deve ser realizada com produtos próprios para uso infantil, que hidratam e protegem a pele do bebê. É preciso ter cuidado para não agasalhar demais o bebê e usar roupas confortáveis. Todos os produtos devem ter fórmulas suaves, hipoalergênicas testadas dermatologicamente.

O banho

O banho é uma oportunidade de carinho, brincadeiras e relaxamento para os bebês, proporcionando um sono bastante tranquilo. No início, deve ser rápido para o bebê não sentir frio. A medida que ele for crescendo, poderá ser prolongado. O ideal é dar banho uma vez por dia, salvo em situações como muito calor ou a necessidade de uma higiene melhor na troca de fralda. Deve-se usar sabonete neutro em apenas um dos banhos, e a água deve estar morna, em torno de 37 a 38 graus. Enxugar com toalha macia, secando bem bem as dobras (orelhas, pescoço, axilas e virilhas).

Exposição solar

O sol é importante fonte de vitamina D, porém tem seu efeito nocivo em horários que mais incidem os raios ultravioletas. Por isso, os bebês devem tomar o banho de sol sem protetor solar, diariamente, antes da 9h e após as 16h, durante 10 a 15 minutos, principalmente nos dois primeiros anos de vida. Em exposição maior, o filtro solar deverá ser usado, exceto em bebês menores de seis meses.

Assaduras

Para evitar assaduras, o bumbum deve ser bem seco após o banho ou a troca de fralda e a higiene deve ser feita com água morna e algodão. Evite o uso de lenços umedecidos, pois podem provocar assaduras por seu uso frequente. Use pomadas contra assaduras à base de óxido de zinco. Elas fazem uma barreira entre as fezes e urina com a pele do bebê. Caso surja assaduras, o recomendado é dar banho de sol no bumbum do bebê em horários adequados, para tornar a pele dessa região mais resistente e combater fungos oportunistas.

Cosméticos contraindicados

Perfumes, amaciantes, detergentes, hidratantes, shampoos e sabonetes que não sejam adequados aos bebês são contraindicados. Tomar cuidado também com o perfume, desodorante e amaciante da roupa da mãe e/ou cuidadores.