A importância da soneca para o bebê

Na rotina diária do bebê, o sono é tão importante quanto as trocas de fraldas, a alimentação e outras atividades. Do mesmo modo, as sonecas são tão importantes quanto o sono noturno. A consultora de maternidade e sono do bebê Patrícia Tsuka explica que as boas sonecas (as mais demoradas) proporcionam ótimas e longas noites de sono. Isso mesmo! Lógico que deve-se levar em conta a faixa etária da criança. Por exemplo, o bebê com um mês de vida acordará várias vezes na madrugada, pois a demanda de mamadas ainda é grande e os intervalos são curtos.

Engana-se a mamãe que diz “vou deixar meu bebê acordado o dia todo, fazer com que ele fique bem cansado e assim ele dormirá a noite toda”. Isso é um erro! “Bebês superestimulados e cansados possuem maior dificuldade para dormir. Eles passam a ter dificuldade para dormirem sozinhos, sem serem ninados, sem mamar, situações que denominamos ‘maus hábitos’. E sem dormir, eles se tornam mais irritadiços, nervosos, impacientes, choram inconsolavelmente... Sem contar o cansaço e estresse que as mamães passam nesses momentos ao tentar acalmá-los para dormir”, informa Patrícia.

Dicas para uma boa soneca

1. Fique atenta aos sinais de sono do bebê, como coçar os olhos ou as orelhas. Não espere até que o bebê esteja muito cansado, além do ponto de estar com sono.

2. Crie um ambiente agradável para a soneca! Próximo ao horário de dormir faça atividades tranquilas como ler um livro, ouvir uma música calma, para ir diminuindo a energia do bebê.

3. Quarto escuro e silencioso. Essa dica só é válida para os bebês que já sabem diferenciar o dia da noite, bebês recém-nascidos ainda precisam de um pouco de iluminação para fazer essa distinção. Escureça o quarto com a cortina (penumbra), pode usar o “white noise” para bloquear o ruído externo e criar um ambiente indutor de sono, com música calma.

4. Faça o ritual do sono menor. A rotina da soneca deve ser a mesma usada na hora de dormir à noite, porém precisa ser abreviada, diminuindo o tempo de cada etapa desse ritual.

5. Incentive o bebê a dormir, colocando-o no berço enquanto está sonolento, mas acordado.

“A rotina oferece segurança e tranquilidade para os pequenos. Com boas sonecas, seu bebê fica preparado para uma boa noite de sono.”