Você sabe qual é a atividade ideal para você na academia?
Perder alguns quilos, melhorar a postura, deixar tudo mais durinho... Esses são alguns dos motivos que levam as mulheres a começar a praticar exercícios físicos. Estes trazem inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Entretanto, um dos maiores desafios para uma aluna iniciante é escolher a atividade correta, aquela que seja estimulante, prazerosa e que não a faça desistir tão facilmente. Por isso, é importante observar uma série de detalhes para que seja feita a escolha certa. As opções são muitas: musculação, dança, luta, Yoga, hidroginástica ou Pilates. Vale lembrar que um dos motivos para o bom andamento das aulas é a relação entre professor e aluno, uma vez que fará com que a aluna iniciante fique à vontade para esclarecer dúvidas sobre treinos, horário de aulas e obter os resultados desejados. Conheça um pouco sobre essas atividades físicas e escolha a que mais se encaixar no seu perfil:

Musculação

Engana-se quem pensa que a musculação torna o corpo masculinizado. Essa atividade física praticada de forma correta e com a orientação de um profissional só traz benefícios para a mulher. A musculação ajuda a emagrecer e queimar calorias, tonifica a musculatura, combate a flacidez e melhora a postura. Além disso, a prática dos exercícios também propicia que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes, auxiliando em tratamentos de osteoporose.

Dança

Seja dança livre, dança de salão, ritmos latinos ou aero jazz, o importante é escolher seu estilo e acertar a faixa. A dança envolve energia, sentimentos e emoções prazerosas. As aulas feitas regularmente queimam calorias, tonificam os músculos, melhoram o sistema cardiorrespiratório, desenvolvem a coordenação motora, combatem o estresse e aumentam a autoestima. Dançar é sinônimo de melhoria da qualidade de vida!

Luta

Já faz um tempo que as lutas deixaram de ser exclusivamente masculinas. A promessa de queimar calorias e definir o corpo atrai cada vez mais as mulheres. O Muay Thai está entre as mais concorridas das academias. Nesta modalidade os músculos, principalmente das coxas, ombros, costa e peitoral são trabalhados. Já o boxe, além de trabalhar até os músculos do abdômen, ainda manda o estresse embora. O Jiu-Jitsu também é bastante indicado, pois trabalha os músculos abdominais e os membros superiores e inferiores. E para as que querem ritmo e coreografia sem contato com o outro, o ideal é o Body Combat.

Yoga

Para aquelas mulheres que querem aliviar o estresse, relaxar, adquirir equilíbrio e conquistar uma calma de espírito jamais sentida, o ideal é praticar Yoga. A técnica fisicamente promove maior vigor físico, saúde geral, estabilidade, energia, flexibilidade, tônus muscular e relaxamento. Quanto ao mental, a Yoga promove concentração, equilíbrio, tranquilidade e autoconhecimento. As posturas fortalecem, estendem, flexionam a espinha, enquanto os exercícios musculares mantêm o corpo forte e flexível.

Hidroginástica

Ideal para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico. Atividade prazerosa dentro da água, a hidroginástica tonifica os músculos, torneando braços, pernas e bumbum; melhora os níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares; aumenta a circulação sanguínea e a resistência do sistema cardiorrespiratório; e melhora a flexibilidade das articulações. Também é ótima para desestressar!

Pilates

Quem busca autoconhecimento, fortalecer o corpo e criar bons hábitos posturais, o Pilates pode ser a solução. Este método de alongamento e exercício físico, que utiliza o peso do próprio corpo, baseia-se na anatomia humana e tem o objetivo de fortalecer os músculos que rodeiam e suportam o tronco. O Pilates melhora a postura, reduz o perímetro abdominal e promove uma maior consciência corporal. Além disso, estimula o bem-estar psicológico, aumenta a concentração e reduz o stress.

Para escolher a academia ideal

Estrutura adequada

A academia ideal também precisa contar com boa estrutura, bons equipamentos e higiene dos vestiários.

Segurança

É importante certificar-se de que a academia possui estrutura para casos de acidentes - como socorristas para situações de emergência - e se existem kits de primeiros socorros.

Horário favorável

É fundamental conciliar os horários de exercício com os de sua vida pessoal. Caso a sua agenda seja lotada, procure uma academia que fique o maior tempo possível aberta para conciliar horários.

Valor da mensalidade

Após pesar todos os quesitos para a escolha da academia ideal, é necessário saber se ela cabe no seu bolso. Você pode conseguir descontos ao fazer planos mais longos, além de criar uma fidelidade com a academia.