Nutrientes essenciais para a gestante
Mais do que pensar em “comer por dois”, o correto é entender quais são os nutrientes que você precisa ingerir na gravidez. A alimentação da mamãe durante a gestação é ponto determinante para o desenvolvimento saudável do feto mês a mês e, ainda, o peso do bebê ao nascer é um fator importante para o desenvolvimento físico e mental da criança. Que enorme responsabilidade! A tarefa se torna muito mais fácil com a ajuda de um nutricionista, que é o profissional capacitado para indicar o cardápio correto para cada período durante os nove meses.

Publicidade

O Manual da Mamãe convidou a nutricionista clínica Dra. Sônia Luzia Caixêta para explicar nutriente por nutriente, avaliando a importância de cada um e as respectivas indicações de alimentos e onde encontrá-los. Confira:

Carboidratos: fonte de energia para a gestante, e o embrião. Quando o consumo de carboidratos é baixo ao longo da gravidez, o bebê corre o risco de nascer com baixo peso.

Onde encontrar: frutas, verduras, legumes e cereais integrais, como arroz, macarrão, pães, biscoitos e barras de cereais.

Proteínas: são essenciais para o desenvolvimento dos novos tecidos, tanto da mãe como do bebê, desempenhando um papel importante na formação do útero, mamas, placenta e líquido amniótico.

Onde encontrar: carnes magras, como frango e peixe; leguminosas como feijões, soja, lentilha, grão de bico, ervilha; frutas oleaginosas, como nozes e castanhas; laticínios e ovos.

Lipídios: fornecem energia à gestante e ao feto. Contribuem para o crescimento do bebê e para formar os estoques energéticos que a mulher vai utilizar no período de aleitamento.

Onde encontrar: em gorduras insaturadas, tais como óleos de milho, girassol, gergelim, soja, canola, macadâmia, azeite de oliva extra-virgem; peixes, como salmão, atum e sardinha, e a linhaça.

Ácido fólico: na fase inicial da gravidez, o ácido fólico e a vitamina B9 são importantes para evitar defeitos no tubo neural que está em formação. Nesse período, a maioria dos médicos recomenda a suplementação de ácido fólico, devido sua importância para o feto.

Onde encontrar: vegetais verde-escuros, grãos integrais e feijão.

Ferro: Durante todo o período de gestação, o aumento do consumo de alimentos que contenham ferro é essencial. É que, durante essa fase, o organismo necessita de uma maior quantidade desse mineral, que produz hemácias e células vermelhas, além de transportar o oxigênio.

Onde encontrar: carnes, gema de ovo, leguminosas (ervilha, feijão). Em alguns casos, o médico prescreve uma suplementação de ferro.