Mitos e verdades sobre amamentação
Acabou de descobrir que está grávida e já ficou cheia de dúvidas sobre a amamentação? Imaginando aquela tia chegar cheia de palpites? Melhor se preparar para responder que seu leite NÃO é fraco, não! Pensando nisso, a mastologista Dra. Michélle Christhine Diniz de Abreu mostra, a seguir, alguns mitos e verdades sobre esse assunto tão polêmico!

Publicidade

Devo esfoliar os mamilos durante a gestação? MITO!

Esfoliação com bucha vegetal, toalha ou outros materiais ásperos acaba retirando toda a proteção e hidratação natural da aréola e mamilos. Lave apenas com água no banho, não use nem sabonete.

Sol é bom? VERDADE!

Tomar sol diretamente nos seios, no começo da manhã ou final da tarde, ajuda a prevenir as fissuras. O banho de sol deve durar de 10 a 15 minutos e ajuda a deixar os mamilos mais resistentes. Antes de ir para o sol passe apenas o próprio leite nas aréolas e mamilos, isso ajuda até as mamas que já estão com pequenas fissuras. A pomada de lanolina não deve ser utilizada quando você for para o sol, pois há risco de queimadura. Não esqueça o protetor solar no restante do corpo e cuidado para não exagerar!

O leite no começo é fraco e não sustenta? MITO!

O que desce antes mesmo de o bebê nascer é o colostro, que já é um tipo de leite rico em anticorpos, essenciais para o bebê como se fossem a primeira vacina! A mãe que teve seu bebê de parto natural costuma levar até quatro horas para conseguir iniciar a amamentação, pois as contrações uterinas já preparam o organismo para esse processo. Já a mamãe que teve cesárea também vai conseguir amamentar seu bebê, mas demora um pouco mais, por isso é importante colocar o bebê no peito assim que possível. A sucção do bebê estimula a produção e descida do colostro. O leite maduro, mais rico em proteínas e gordura vem depois de uns 3 a 5 dias e pode causar um enchimento repentino das mamas e deixar os mamilos planos, causando dificuldade na pega do bebê. Nesse caso a massagem das mamas, esgotamento e utilização das conchas pode te ajudar.

Amamentar emagrece? VERDADE!

A amamentação não é essencial só para o bebê, por causa dos seus anticorpos, proteínas e nutrientes, também é fundamental para a saúde da mamãe! Amamentar gasta uma caloria danada, mas também dá muita sede e fome, por causa da produção do leite. Então tente manter uma alimentação regrada nesse período e beba muita água, senão a situação pode se inverter.

É normal doer quando amamento? MITO!

No começo a sensibilidade dos mamilos é maior, mas se a dor for intensa ou persistir por mais de uma semana ela deve ser investigada. Na maioria das vezes a dor está relacionada à pega incorreta.