Cuidados que a gestante deve ter no inverno e no verão
A gestante tem mais dificuldade em se adaptar às diferentes estações do ano, especialmente ao inverno e ao verão, estando mais suscetível aos desconfortos e intercorrências relacionados aos climas mais quentes e frios. A ginecologista e obstetra Dra. Maurea do Rosário Franco de Almeida ensina o que fazer:

Publicidade

INVERNO

Doenças respiratórias: no inverno, são mais comuns. Para prevenção, a gestante deve vacinar-se contra a gripe; manter as mãos limpas; abrir portas e janelas para melhor circulação do ar; e evitar locais com aglomerações de pessoas.

Pressão arterial: durante o inverno, ocorre uma compressão dos vasos sanguíneos para o corpo evitar a perda de calor, o que ajuda a reduzir os inchaços, porém é um risco a mais para o aumento da pressão arterial.

A pele: com o frio, o ressecamento da pele se torna comum. É importante aumentar a hidratação da pele. Evite banhos muito quentes, pois a água quente retira a proteção natural da pele e a deixa mais ressecada.

Hidratação e alimentação: é importante ingerir muito líquido para evitar a hipertensão e reduzir os inchaços. Consuma frutas e sucos naturais ricos em vitamina C para manter um bom estado imunológico.

Medicamentos: algumas medicações para sintomas gripais não são indicadas na gestação. Se precisar usar algum medicamento, a avaliação do obstetra é necessária.

VERÃO

Hidratação: a hidratação previne desmaios, dores de cabeça e inchaços. Além da água, sucos naturais, água de coco e frutas são recomendados. Evite refrigerantes e sucos industrializados.

Pele: o ressecamento da pele favorece o aparecimento de estrias, mantenha-a hidratada. Devido ao aumento do suor, dê preferência a hidratantes livres de óleo.

Proteção solar: na gestação, aumenta a chance do aparecimento de manchas no rosto, o melasma. Use sempre filtro solar, chapéus e bonés e evite ficar exposta ao sol.

Roupa de banho: no verão, existe maior chance de ocorrências de infecções urinárias e candidíase devido ao excesso de umidade e calor, portanto, não fique com roupas de banho úmidas por muito tempo.

Alimentos: evite consumir alimentos de vendedores ambulantes, pelo risco de contaminação devido ao calor excessivo. Prefira consumir alimentos frescos e leves.