Cuidados especiais com a saúde bucal durante a gestação
Durante a gestação, os dentes e a gengiva precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação, afirma a ortodontista e especialista em odontologia estética Dra. Bruna Braga.

Publicidade

Isso porque as gestantes portadoras de enfermidades gengivais têm maior propensão a dar à luz bebês prematuros e abaixo do peso normal. “Existem estudos indicando que doenças gengivais aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta”, esclarece.

Assim, a limpeza dos dentes durante a gravidez não só é segura como também altamente recomendada, uma vez que protege a saúde da mãe e a do bebê, pois é a presença da placa bacteriana que causa a gengivite. “Se você precisar fazer algum procedimento no dentista, não deixe de mencionar que está grávida para que ele tome todos os cuidados necessários e faça as devidas considerações sobre o tratamento”, alerta.