Como você pode superar as dificuldades da amamentação?
A decisão de querer amamentar é algo que a mulher já tem em vista antes ou durante a gravidez e está relacionada com o nível de informação e conhecimento que ela possui. Experiências anteriores em amamentar, preocupação com o retorno ao trabalho, experiências vividas na família também têm um papel importante na escolha. Por isso, nunca é demais saber por que amamentar é tão importante e como você pode superar as dificuldades. Confira as dicas da enfermeira especialista em pediatria e cuidados neonatais Valéria Moro Maieski, consultora em amamentação da Nova Nutriz:

Publicidade

• Nos primeiros seis meses de vida o leite materno é fundamental para a criança, e perfeitamente adaptável ao seu metabolismo imaturo. Além disso, o ato de amamentar também fortalece laços afetivos entre mãe e bebê.

• O movimento de sugar, respirar e deglutir do bebê faz um ritmo e isso deve ser observado pela mãe. Nos primeiros dias o recém-nascido deverá aprender a sugar.

• Os bebês que regulam a frequência de suas mamadas, em livre demanda, tendem a ganhar peso mais rapidamente e tendem a ser amamentados por mais tempo.

• Um planejamento correto oferecido antes mesmo do nascimento do bebê, com conhecimento e informação, pode aumentar o interesse e, dessa forma, o tempo de amamentação.

• Toda mulher tem capacidade de amamentar, embora algumas apresentem determinadas dificuldades iniciais. Um problema comum é a pega incorreta e o posicionamento inadequado do bebê ao seio, ocorrendo o trauma mamilar, tornando as mamadas dolorosas. Mas a mãe não pode desistir de amamentar e, se necessário, deve procurar ajuda especializada.

Ajuda

A Nova Nutriz dispõe, além da Consulta Emergencial, de um Plano de Amamentação para que a futura mamãe possa iniciar a amamentação de forma segura, evitando traumas e dificuldades. Esse projeto começa a partir de 28 semanas de gestação nas modalidades VIP, SUPER e BÁSICO. O plano VIP inclui orientações sobre Sono Infantil e uma aplicação de Laserterapia. Todos os planos oferecem o aluguel de bomba tira-leite.

Outros serviços oferecidos são: translactação, realeitamento, relactação, manutenção e estímulo do aleitamento, aleitamento e retorno ao trabalho, acompanhamento pós-parto, cuidados com o bebê e teste da linguinha, aluguel de bomba tira-leite, laserterapia pós-parto e pediátrica, Educação de Sono Infantil e Gestantes, primeiro furinho de orelha para o bebê, oficina prática em amamentação e primeiros socorros do recém-nascido para grupos de gestantes. Todo atendimento é feito em domicílio com horário agendado conforme disponibilidade.