Como sei a hora certa de ir para a maternidade?

Publicidade
Como sei a hora certa de ir para a maternidade? Identificar o momento do parto é uma das principais preocupações das mulheres quando o final da gravidez se aproxima. Alguns sinais indicam que o momento está próximo, mas eles variam de mulher para mulher. De toda forma é possível identificar os principais sinais que demonstram que o momento de ver o rostinho do seu bebê está próximo. Confira as orientações do ginecologista e obstetra Dr. Júlio Pôrto:

Contrações

As contrações são o principal sinal de parto. Elas é que determinam o que vem a seguir. Agora dolorosas criam ritmo (intervalo de tempo), inicialmente a cada 30 minutos e vão encurtando a cada 20 minutos, 15 minutos, 10 minutos com duração de 40 segundos até 1 minuto.

Sangramento

Quando o intervalo encurta para contrações a cada cinco minutos, surge um outro sinal: um sangramento vaginal em pequena quantidade que nada mais é do que o início da dilatação do colo uterino.

Rompimento da bolsa

Numa fase mais tardia surge o rompimento da bolsa de líquido amniótico, com saída de grande quantidade escorrendo pela vagina.

Ordem dos acontecimentos

Às vezes essa ordem pode se inverter, ou seja, aparecer sangramento ou rompimento de bolsa sem as contrações dolorosas. Ligue para seu médico de imediato porque o volume do sangramento e a cor do líquido amniótico são dados importantes para seu médico cuidar do bem-estar do bebê.

Alerta

Sangramento volumoso, vermelho vivo e líquido amniótico esverdeado não são bons sinais, podendo corresponder a sofrimento fetal. Procure imediatamente seu médico.

Falso trabalho de parto

O falso início do trabalho de parto se caracteriza por contrações com intervalos irregulares. Em alguns casos, as dores, principalmente no baixo ventre, podem até ficar mais fortes em um curto período, mas costumam regredir rapidamente. Perceber todas essas diferenças não é mesmo fácil. Para evitar o vai-e-volta à maternidade, você deve observar se as contrações são regulares, se a intensidade tende a aumentar e se o intervalo entre elas diminui.