Como escolher a melhor maternidade para ter o meu bebê?
A gestação é um período de muitas escolhas importantes. Durante o pré-natal, você decide quem vai acompanhá-la os noves meses até como vai ser o chá de bebê. Entre as várias decisões, escolher a maternidade para ter o bebê é, sem dúvida, uma das mais importantes e que, por isso, gera alguns questionamentos. São inúmeros detalhes para ficar de olho e muitas perguntas para fazer. Para ajudar a gestante nesse momento tão especial, o Manual da Mamãe conversou com o Diretor Médico da Maternidade Brasília, Dr. Ricardo Zuma Moreira Barbosa. Confira:

Quais são os principais requisitos que a gestante deve observar na escolha da maternidade?

O recomendado é que a gestante visite a maternidade e observe se é o local mais adaptado para o nascimento de seu filho, em aspectos como infraestrutura, equipe médica, localização, enfim, o ambiente da maternidade deve transmitir segurança.

Como deve ser a equipe médica da maternidade?

Esse é um dos itens mais importantes. A maternidade precisa ter uma equipe multidisciplinar, com pronto atendimento clínico e obstétrico. A equipe multidisciplinar da Maternidade Brasília é composta por neonatalogistas, cirurgiões pediátricos, cardiologista, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogo, oftalmologista, psicólogo e equipe de enfermagem.

Acomodação confortável é importante para a chegada do bebê?

Na hora da chegada do seu bebê, o conforto é importante para que você e ele se sintam aconchegados e acolhidos. A Maternidade Brasília se mantém diferenciada por suas acomodações, que oferecem conforto e qualidade aos clientes. Toda estrutura da Maternidade, assim como o corpo clínico, é desenvolvida para gestante conceber seu filho, seja de parto normal ou cesariana.

A maternidade deve possuir sala de parto humanizado?

Com certeza. Caso a gestante faça a opção pelo parto normal, dispomos de uma sala de parto humanizado, com todos os recursos para receber seu filho, sem que entre dentro do centro cirúrgico. Na sala de parto humanizado contamos com banheira, chuveiro, área para exercícios, cromoterapia, etc. Tudo para dar o apoio e conforto necessários durante o trabalho de parto. Essa sala é anexa ao centro obstétrico, garantindo agilidade e segurança.

UTI neonatal é um fator determinante para a escolha?

Um dos itens mais importantes na maternidade é a UTI Neonatal, para dar suporte aos bebês que precisam de cuidados intensivos após o nascimento. A UTI Neonatal da Maternidade Brasília, conhecida como CETIN – Centro de Terapia Intensiva Neonatal –, é especializada no atendimento do recém-nascido de alto risco. Possui estrutura de padrão internacional, com boxes individuais, garantindo a privacidade da família, equipados com a mais alta tecnologia e garantindo o atendimento de qualidade ao seu bebê. A unidade conta com aparelhos que substituem temporariamente a função de órgãos vitais, como os respiradores artificiais e monitorização, de dados vitais direta no monitor individual e indireta através da central de monitorização que fica localizada próxima ao médico.

Diferenciais da Maternidade Brasília!

  • Pronto-atendimento em ginecologia e obstetrícia, com 2 plantonistas e 1 ultrassonografista 24 horas;
  • Banco de leite para auxílio na amamentação e fornecimento do leite pasteurizado para os bebês internados, além de receber leite de doadoras;
  • UTI neonatal com 20 leitos para bebês com até 28 dias de nascimento;
  • Centro obstétrico com 6 salas cirúrgicas e 1 sala de parto humanizado;
  • Alojamento conjunto;
  • Enfermagem especializada em gestantes;
  • Cartório (em horário comercial) para registro de bebês.