Coaching na gravidez: equilíbrio e bem-estar para a gestante
Desde a infância a mulher se prepara para exercer o papel de mãe. Tudo começa com as brincadeiras de boneca. Já adulta, quando ela se descobre grávida, pode então exercer a realidade daquilo que era fantasia... Por mais que seja planejada, uma gestação não deixa de ser surpresa e gerar muita ansiedade. A partir do momento em que se confirma a gravidez, é esperado que a mulher tome decisões, faça escolhas e se turbine de informações. A chegada de um bebê é sempre motivo de grandes expectativas, pois vem modificar as prioridades da família. Ter um filho envolve muitas questões e a mulher nem sempre absorve todas essas informações.Naturalmente, toda mulher quer se preparar, deseja que sua gravidez corra bem, que seu parto seja o melhor que puder, enfim, quer começar a maternidade da melhor maneira. Por isso, se torna essencial que a gestante seja orientada para viver esse período de forma saudável. “A gravidez é uma excelente oportunidade para cuidar bem de si mesma. É conveniente lembrar que a futura mamãe nunca fez isso antes. Mesmo que ela já tenha estado grávida, nunca experimentou “essa” gravidez anteriormente. Cada gestação é única. Os aspectos serão outros e ela com certeza vai se sentir diferente”, explica a psicóloga clínica e perinatal Marília Campos. E para que a gestante tenha uma melhor vivência da gestação e da maternidade, surgiu o Coaching na Gravidez. Confira mais informações sobre o assunto:Como o Coaching na Gravidez pode auxiliar a gestante nesse momento tão especial?

Para auxiliar as grávidas, oferecemos o Coaching na Gravidez, que tem como finalidade propiciar uma vivência da gestação, do parto e da maternidade da melhor forma possível. Através do coaching, a mulher pode obter uma melhor compreensão de si mesma, tendo consciência do que ela realmente deseja, descobrindo diferentes perspectivas, definindo metas para alcançar seus objetivos e chegando às suas soluções e respostas na preparação para o futuro. O objetivo do Coaching na Gravidez é estabelecer um equilíbrio na vida da gestante, apoiando-a na compreensão das mudanças que virão, construindo uma visão de futuro sobre a mulher-mãe-profissional, trazendo bem-estar, para que ela possa aproveitar cada instante de sua gravidez.

Como são realizadas as sessões de Coaching na Gravidez?

O processo de coaching começa com uma entrevista pessoal para que coach e gestante possam se conhecer e formalizarem juntos um contrato de relação e uma meta a ser alcançada. As sessões subsequentes terão duração de uma hora ou uma hora e meia e serão realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, conforme acordado no primeiro encontro. O número de sessões e a duração do processo podem variar de acordo com as necessidades de cada gestante. O Coaching é realizado em um ambiente seguro, através de conversas significativas, dentro de uma relação de confiança, confidencialidade e respeito para alcançar os resultados desejados pela gestante, a fim de promover um ambiente propício para o desenvolvimento do bebê.

Como o coach atua em relação à gestante?

O processo de Coaching na Gravidez é construído sobre o princípio de que cada mulher traz dentro de si “todas” as respostas e soluções que precisa e deseja, pois sendo cada uma especialista em si mesma, é perfeitamente capaz e tem enorme potencial para fazer as suas melhores escolhas. O papel do coach não é aconselhar o que é melhor para a gestante ou o que vai ou não vai funcionar para ela. O coach ouve ativamente, percebe as coisas juntamente “com” a gestante, esclarece por meio do questionamento e verifica “com” ela quais os melhores caminhos a serem tomados para alcançar a meta almejada.

Uma grande preocupação das mulheres é conciliar a rotina profissional, familiar e social com as adequações na casa ou na família para receber o bebê. O Coaching na Gravidez pode ajudar nesse aspecto?

Muitas mulheres se sentem frustradas na tentativa de combinar os papéis de mãe, esposa e profissional. Por exigirem muito de si mesmas, acabam se sentindo culpadas por não desempenharem com perfeição essas funções. Este conflito pode ser minimizado nos encontros nos quais o coach procura identificar quais são os pensamentos que limitam a gestante e, a partir daí, ajuda a encontrar alternativas para alcançar sua meta. Todo o processo vai se concentrar no que é mais significativo para a gestante e vai auxiliá-la a usar estratégias que funcionam com a sua situação única.

APOIO À GESTANTE

O Coaching na Gravidez fornece um “espaço para pensar”, onde a gestante irá se preparar até se sentir segura daquilo que realmente quer ou precisa para fazer da maternidade uma experiência gratificante e satisfatória. É um apoio para ela detectar suas necessidades, expandir o número de suas opções e experimentar novos comportamentos, refletindo e aprendendo sobre essas novas ações e desenvolvendo autoconfiança. É um trabalho com início, meio e fim, no qual são traçadas metas, estabelecidas uma variedade de escolhas a fim de identificar os melhores caminhos a serem percorridos trazendo para a gestante bem-estar e qualidade de vida.