Agenda da gestante

1º mês

É quando ocorre a concepção. Mas é só no finalzinho dele que surgem as suspeitas. É o beta HCG, exame de sangue, que detecta a gravidez.

2º mês

Com a descoberta da gravidez, é hora de fazer a primeira consulta de pré-natal, procurando um bom obstetra. É importante fazer todos os exames solicitados pelo médico, inclusive o ultrassom transvaginal, para verificar a idade gestacional.

3º mês

A partir desta fase, é possível saber o sexo do bebê com o exame de sexagem fetal. Mas é bom esperar até a 12ª semana, quando os riscos de aborto natural caem. Caso o médico permita, convém escolher uma atividade física.

4º mês

O primeiro ultrassom morfológico com translucência nucal deve ser agendado entre a 12ª e 14ª semana, para rastrear doenças genéticas. Se vai completar o enxoval fora do país, reserve a passagem agora para até o sexto mês. Reformas no quartinho do bebê devem começar.

5º mês

O sexo do bebê pode ser identificado via ultrassom, entre a 14ª e a 16ª semana. Sinal verde para o enxoval! Defina a decoração do quarto e encomende lembrancinhas. Procure cursos interessantes e agende-os para o próximo mês.

6º mês

Entre a 26ª e a 30ª semana é a melhor fase para fazer um ultrassom em 3D ou 4D. Antes, o bebê está magrinho e depois disso, já começa ficar difícil achar um ângulo. Procure roupas adequadas para o barrigão. Opte por blusas que facilitem a amamentação, para poder usá-las no pós parto.

7º mês

Chegou a hora do chá de bebê! E também de visitar as maternidades e escolher duas opções (para o caso de não ter vaga). É importante fazer o ultrassom com Doppler, para avaliar o fluxo sanguíneo nas veias uterinas, no cordão umbilical e na artéria cerebral do bebê e acompanhar o crescimento do feto.

8º mês

Nesta fase é bom deixar a mala pronta, com as roupinhas limpas, enxoval, camisola, chinelo. O quarto do bebê deve estar montado. Escolha de quem encomendará os docinhos e passe o contato para o seu marido poder acionar na hora H.

9º mês

A frequência de consultas de pré-natal aumenta e entra em cena a cardiotocografia, exame que registra as contrações uterinas e os batimentos cardíacos do bebê. Se quiser ajuda para se preparar para o parto normal, pode chamar uma doula. Vai contratar um fotógrafo? Acesse a Guia "Parceiros e Serviços" no menu principal.