Checklist da Festa Infantil

Festas infantis requerem muita atenção e trabalho para que tudo dê certo, e por mais que o buffet infantil se encarregue do principal, existem alguns detalhes que devem ser escolhidos por você! Hoje são tantos os serviços para se montar uma festa infantil que é preciso ficar atento para não se esquecer de nada. A diretora do Manual da Mamãe, Flávia Teodoro, separou algumas dicas importantes "Aqui, separei algumas dicas para que tudo seja um sucesso. Não sou cerimonial, mas sou uma apaixonada por festas. Há nove anos planejo as festas das minhas filhas. Como tenho três, tenho mais de 12 comemorações no currículo. Portanto, pode confiar na experiência da mamãe aqui."

Publicidade

Dica 1: Salão de festas

Escolha o salão de festas com seis meses de antecedência para assegurar a data que deseja. É importante olhar se a data do aniversário não é próxima a algum feriado, pois muitos convidados podem estar viajando. Os buffets oferecem várias opções de cardápios, com pacotes mais simples até os mais sofisticados. Estude o que cabe em seu orçamento. Em Fortaleza, temos excelentes opções. Na hora da escolha, observe limpeza do local, atendimento e combine o número de convidados com a segurança de uma lista. Já fiz festa para 100 e foram 130 pessoas. Portanto, faça a lista com 30% a mais de convidados para dar a quantidade certa. Se você ultrapassar o número de convidados será cobrado como excedente no dia do aniversário, o que é mais caro. Geralmente, os buffets têm pacotes para um número mínimo de convidados. Combine previamente o horário da festa e coloque no convite, pois existe um tempo de duração de 4 ou 5 horas, dependendo do pacote contratado.

Dica 2: Decoração

Feita a escolha do salão de festas, vá atrás da decoração. É preciso definir primeiro o local, pois a decoração dependerá diretamente disso. Pense previamente no tema para que tenha um ponto de partida na reunião com o decorador. Existem milhares de temas e você deve escolher de acordo com o perfil do seu filho. Se ele gosta de super-herói não deixe de agradá-lo, se sua filha não gosta de princesas e prefere um tema de aventura, tente dar um toque feminino. Com certeza, um bom decorador vai te ajudar com estes desafios. Agora, se a festa é de um aninho você pode se realizar e escolher os temas delicados que toda mamãe adora. Eu, por exemplo, adoro inventar temas diferentes. Este último ano escolhi dois bem incomuns: Bailarinas em Paris e Pet Shop da Bibi. As duas surpreenderam os convidados. Quanto mais criativo, melhor.

Dica 3: Complementos da decoração

A decoração precisa ser complementada com outros serviços. Você precisará contratar personalizados, para deixar a mesa mais atrativa e criativa. As crianças adoram e o efeito na foto é incrível. Os doces modelados também fazem parte da decor. Para uma festa de 100 pessoas, o ideal é contratar, em média, 120 personalizados e 200 doces modelados. Se você quer uma festa mais sofisticada, com os detalhes da decor realçados, sugiro contratar uma empresa de iluminação. Faz toda a diferença. Os balões também são importantíssimos na decoração, pois são eles que vão realçar a infantilidade dos temas. Se você optar por decorar com flores naturais encomende os arranjos na sua floricultura de preferência. Verifique com a decoradora se será necessário alugar mesas, cadeiras, sousplats ou taças. Esses detalhes enriquecem a festa, mas também aumentam seu custo.

Dica 4: Fotografia e filmagem

Ao contratar o fotógrafo combine corretamente o horário da festa e se o pacote inclui também fotos de estúdio. Fotografar criança não é fácil, escolha quem tem experiência na área e muito pique. Em tempos de Instagram, é essencial contratar uma boa filmagem que já te envie pequenos vídeos de 15 segundos para você divulgar nas redes sociais. Geralmente, as pessoas economizam muito nestes dois quesitos. Para mim, são os mais importantes, pois é a lembrança que vai ficar! A filmagem deve ser mais dinâmica que aquelas feitas antigamente. Ver estes momentos depois será muito especial.

Dica 5: Save the date

Envie o Save the Date (Guarde Esta Data) por e-mail ou WhatsApp aos convidados. A ideia é avisar com certa antecedência quando será a festa. Assim, mesmo antes de receber o convite oficial, as pessoas já podem reservar o dia do evento na agenda. O Save the Date pode ser feito tanto por meio de fotografia quanto por filmagem. Os convites impressos devem ser entregues com uma semana de antecedência e, se forem enviados com algum produto alimentício (por exemplo: chocolate) fique atento ao local de condicionamento, para não chegar cheio de formigas ao convidado ou derreter no meio do caminho.

Dica 6: Lembrancinhas

Em uma festa criativa, uma lembrancinha legal marca ainda mais o aniversário. Sugiro que seja algo útil para as crianças, que incentive a brincadeira em casa. Opções não faltam. Elas devem levar em consideração a idade média dos convidados e o tema da festa. Cadernos, pranchetas, malinha de lápis e giz de cera, árvore para montar o próprio nome e até monstro para montar diferentes caras. E que tal brinquedos? Um jogo de quebra cabeça no tema da festa fará o maior sucesso. Use e abuse da criatividade dos especialistas em personalização para ideias inesquecíveis.

Dica 7: Animação

Festa é para brincar e se divertir. Portanto, o serviço de animação é fundamental para deixar a festa ainda mais atrativa aos convidados mais importantes, as crianças. O tema da festa e a idade dos pequenos determinam o que é mais adequado contratar. Para as meninas, um cantinho do Spa com monitores à disposição para maquiá-las e fazer outros mimos. Para os meninos, interagir com seus super-heróis favoritos é diversão na certa. Palhaços e outros personagens fazem a alegria dos pequenos. Mas cuidado para o animador não estragar a festa, com brincadeiras inadequadas ao momento. Por isso, verifique a reputação da empresa contratada para este fim.

Dica 8: Confirmação

Duas semanas antes ligue confirmando todos os serviços contratados. Caso o seu convite não tenha o RSVP, peça confirmação dos convidados por WhatsApp.