Invisalign: por que adolescentes têm optado por esse aparelho invisível?
No auge das dúvidas e incertezas, os adolescentes querem evitar tudo que lhes gerem ainda mais dificuldades de aceitação e questionamentos entre os colegas. Diante disso, aquela velha imagem do jovem com aparelho metálico está ficando para trás. O sistema Invisalign também é oferecido para esse tipo de público, que pode usufruir de um tratamento ortodôntico confortável, discreto e prático.

A especialista em ortodontia, credenciada à Align Technology em Goiânia, Dra. Bruna Póvoa, explica que o Invisalign nada mais é que um aparelho ortodôntico que executa a mesma função dos aparelhos ortodônticos com bráquetes e fios, só que com o uso de alinhadores transparentes praticamente imperceptíveis feitos sob medida após o planejamento digital 3D do sorriso.

“O Invisalign é confortável, removível, transparente e você ainda pode ver a simulação virtual do seu tratamento, tendo uma perspectiva bastante aproximada do resultado”, ressalta a ortodontista.

Esse sistema de tratamento ortodôntico permite cuidar do sorriso sem mudar a rotina do adolescente. A vida social continua normal, é possível comer o que quiser sem se preocupar em quebrar um bráquete ou perder um elástico, ele terá comodidade para trocar instrumentos, sem falar na maior facilidade de higienização já que não há bráquetes nem fios metálicos na boca para dificultar a escovação.

Antes de dar início ao tratamento, o paciente já é informado sobre a quantidade de placas necessárias e o tempo de uso do aparelho. Então, ele faz o uso de cada placa por 3 até 14 dias e, depois desse tempo, efetua a troca pela seguinte, em casa mesmo. “Cada placa tem uma diferença na posição dos dentes em relação à anterior, e é justamente esse detalhe que promove a movimentação dentária”, esclarece a ortodontista.

Disciplina

A facilidade de remover o alinhador sempre que for necessário é uma grande vantagem. Mas, ao mesmo tempo, deve haver disciplina por parte do paciente, alerta a Dra. Bruna. “O adolescente deve saber que esses momentos sem o aparelho devem ser rápidos e em casos extremos. O sucesso do tratamento depende do comprometimento do paciente em seguir todas as orientações fornecidas pelo dentista”, avalia a ortodontista.

É importante destaca ainda que para se submeter ao tratamento com o aparelho ortodôntico invisível você deve procurar um profissional capacitado especificamente na técnica do Invisalign. Isso porque, para planejar e conduzir o tratamento, o dentista precisa ter conhecimentos específicos e passar por um treinamento.

Para toda a família

Além de atender muito bem ao adolescente, o tratamento com Invisalign® pode ser feito em pacientes de todas as idades, desde crianças até pessoas mais velhas. O aparelho ortodôntico invisível é indicado tanto para quem deseja fazer correções mais simples no sorriso, como corrigir dentes separados, dentes encavalados ou que saíram do lugar quanto em casos mais complexos.

Leia mais: Aprenda a identificar a mordida errada no seu filho

Leia mais: Maus hábitos e a saúde bucal do bebê