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Quais são as causas das dificuldades de aprendizagem na criança?Inúmeras são as causas. Enquanto alguns teóricos enfatizam os aspectos neurobiológicos, outros se apoiam nos fatores emocionais e outros, ainda, preferem apontar os problemas de ordem social ou até a conjunção de alguns desses fatores. Dentre eles, podemos citar a prematuridade, hereditariedade, efeitos colaterais por uso de medicamentos, Desordem do Processamento Auditivo Central (DPAC), dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por outro lado, outros teóricos afirmam sobre a inadequação metodológica, as mudanças repentinas de escola, a desorganização da rotina familiar ou a perda de um ente querido.Quais são os sinais que podem auxiliar os pais na identificação precoce da dificuldade de aprendizagem?Antes mesmo de entrar na escola, é possível observar alguns indicativos na criança, tais como:• Dificuldade para compreender ordens;• Dificuldades na coordenação motora global e fina;• Problemas com o desenvolvimento da atenção, concentração e interação;• Demora em aprender a falar e se expressar;• História de dificuldades de aprendizagem na família.Mas é na escola, onde ocorre a aprendizagem formal, que a dificuldade pode ser amplamente percebida por meio dos seguintes comportamentos:• Recusa em ir para a escola;• Relutância em aprender a ler;• Confusão entre letras e números na hora da escrita (E e 3, por exemplo);• Dificuldades em memorizar a sequência do alfabeto;• Problemas para reconhecer e identificar sons iniciais e finais de palavras;• Dificuldade para completar palavras e frases simples;• Dificuldade com palavras novas e sua compreensão;• Problema para identificar e nomear letras e sílabas;• Dificuldades grafomotoras como: cópia, escrita, recorte, colagem e pintura;• Notas baixas e, consequentemente, repetências.Como se dá o diagnóstico da dificuldade de aprendizagem?A criança com dificuldades de aprendizagem não tem consciência da própria condição, por isso a importância de um olhar especializado. No diagnóstico psicopedagógico clínico ocorrem as entrevistas e anamnese com a família e a escola. Sessões lúdicas com a criança, além de aplicações de testes, observação do material escolar e outras ações podem ajudar a identificar o que vem interferindo na aprendizagem da criança. Tudo isso requer muita responsabilidade e sensibilidade para descobrir, inclusive, se há a necessidade da intervenção de outro olhar profissional, como fonoaudiólogo, psicólogo, psiquiatra, neurologista, entre outros.Quais são os recursos existentes para melhorar o quadro?Um trabalho psicopedagógico clínico tem como maior objetivo ressignificar a aprendizagem, auxiliando a criança, gradativamente, na conquista do que parece inatingível: o saber. Porém, mais do que isso, preciosos recursos para a melhoria desse quadro são conhecimento, muito amor, paciência e dedicação, tanto da família quanto da escola, para acolher e estimular a criança. É preciso priorizar as diversas formas de ensinar, respeitando a individualidade, a forma e o ritmo de aprendizagem.Como saber se seu filho tem dificuldades para aprender?

É comum dificuldades aparecerem no ato de aprender. Contudo, quando elas deixam de ser transitórias, podem ocasionar prejuízos no desempenho escolar. O conhecimento, por parte dos envolvidos na educação da criança, é um dos instrumentos imprescindíveis para a identificação e o tratamento das dificuldades de aprendizagem. Pensando nisso, o Manual da Mamãe realizou esta entrevista com a psicopedagoga Ana Maria Munhoz Fett, a fim de esclarecer essa tarefa, não muito simples nos dias de hoje.