Benefícios da natação para bebês
São inúmeros os ganhos que o ingresso de bebês na natação acarreta em seu desenvolvimento. Além de ativar sua memória uterina, traz conforto e bem-estar em contato com o meio líquido. “Jean Piaget, educador mais influente na segunda metade do século 20, demonstra com clareza que a fase de zero a dois anos é extremamente rica, e que a inteligência começa a se estruturar e mostrar seu valor antes mesmo da linguagem. Pensando na importância dessa prática no início da vida, o Colégio La Salle Águas Claras oferece aulas de natação para bebês em um ambiente tranquilo e agradável, propiciando momentos lúdicos e desafiadores para o pequeno”, informa a coordenadora do Centro Esportivo do Colégio La Salle, Liana Carvalho.

No Centro Esportivo do Colégio La Salle Águas Claras as aulas de natação para bebês são ministradas três vezes por semana. De acordo com Liana, além de trabalhar a adaptação ao meio líquido, durante as aulas, trabalha-se a socialização e fortalecimento do vínculo familiar, uma vez que um responsável participa diretamente da aula, dentro da piscina, permitindo que o bebê sinta confiança e participe de momentos de interação com outros da mesma faixa etária. Músicas do nosso cancioneiro popular e alusivas ao tema água fazem parte das atividades desenvolvidas; de forma natural, o bebê vai aprimorando ritmo e educação auditiva. Equilíbrio, imersão e flutuação também são sistematizados durante as aulas. O educador tem o cuidado de respeitar a individualidade de cada criança.

“Em nosso espaço esportivo, a prática dessa modalidade engloba inúmeros incentivos e propicia hábitos saudáveis. Percebe-se melhorias em seu desenvolvimento motor e, consequentemente, aprimora o domínio cognitivo. O bebê passa a ter noção e domínio de seu eixo corporal, sente liberdade em contato com a água, melhorando sua qualidade de vida, de modo geral, além de auxiliar na prevenção de acidentes”, ressalta Liana.

Natação e seus benefícios

Permitir que o bebê entre em contato com o ambiente aquático contribui para sua evolução contínua em diferentes vertentes do aprendizado infantil, pois recebe diversos estímulos. A natação para bebês auxilia no aprimoramento do desenvolvimento motor e psicossocial, fortalece o vínculo afetivo, estimula o apetite, fortalece o sistema respiratório, prevenindo algumas doenças e ajuda o bebê a dormir por mais tempo e com tranquilidade. Sabe-se que o hormônio do crescimento é ativado durante o sono, assim, dormindo melhor a criança desenvolve-se com mais saúde. Quanto mais possibilidades de estimulação os pais proporcionarem aos seus filhos, seja ela qual for, o resultado sempre será positivo, em seus ganhos ao longo da vida.