A importância das brincadeiras na educação infantil

Quantos momentos felizes de ação, liberdade e interação da nossa infância guardamos na memória? Cheiro, sabor, cicatrizes, sentimentos... Todos já fomos crianças e desejamos a simplicidade do brincar. As brincadeiras nos proporcionam aprender por meio da fantasia e curiosidade, os jogos facilitam a compreensão das regras, vitórias ou derrotas e a interação com o outro nos fortalece diante das divergências e concordâncias da convivência social.

Publicidade

Enquanto brinca, a criança compreende e partilha da vida dos adultos, dos valores, suas atitudes e cultura em que estão inseridos, estabelecendo deste modo uma linguagem própria da infância. Durante as brincadeiras há momentos para o pensar, o sentir e o fazer, que despertam na criança a capacidade original do brincar, que a faz ativa e independente. Movimentando-se e expressando-se a criança se desenvolve por meio de vivências lúdicas que ampliam saberes e resgatam a cultura, além de criar vínculos sociais e de comunicação, criam também uma série de indagações a respeito da vida. Ao brincar, a criança expressa perspectivas afetivas, cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas que favorecem seu desenvolvimento integral e, assim, vivenciam a infância em sua forma mais pura e essencial.

Pensando em todos os benefícios das brincadeiras, e acreditando nas diversas possibilidades de aprendizagem por meio do lúdico, o Centro de Educação Conviver, que desenvolve um trabalho especializado com bebês e crianças até seis anos, inaugura a “Casa da Praça” - espaço recreativo que acolherá crianças matriculadas ou não e suas famílias, com brincadeiras, brinquedos, jogos, esportes, oficinas, colônia de férias e eventos, onde todas poderão frequentar por hora, período, dias ou mês, sozinhas ou acompanhadas. Permitiremos que elas aliem a espontaneidade com a criatividade e descubram estratégias para enfrentar desafios, formulando hipóteses, organizando sua realidade, assumindo responsabilidades, resolvendo seus próprios conflitos e favorecendo a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade para trabalhar suas potencialidades, respeitando seu direito de desenvolver, por meio da brincadeira, seu pensamento e capacidade de expressão.

Assim, esperamos colaborar para a melhor qualidade da vida infantil que contará com este apoio para desenvolver em conjunto com as atividades escolares, suas habilidades intelectuais, sociais e físicas de forma prazerosa. Nosso objetivo é tratar com seriedade a Educação Infantil, a partir de um currículo rico e flexível em que a brincadeira também tenha papel de destaque.

Brincadeiras de roda, desenhos livres, leituras, contação de histórias, piqueniques, teatro, música, dança e educação ambiental serão explorados em nossos espaços detalhadamente planejados para o desenvolvimento de um trabalho de excelência. Sejam bem-vindos à família Conviver!