7 erros dos pais que impedem o crescimento pessoal da criança
Mimos demais, participação de menos. Encher a criança de presentes ou superprotegê-las são comportamentos que impedem seu crescimento pessoal e podam suas capacidades de liderança.Essa constatação está nos livros do Dr. Tim Elmore, escritor e fundador de uma organização que busca empoderar jovens por meio de um trabalho de mentoria.

Publicidade
A seguir, confira sete desses comportamentos, identificados por Elmore, e que devem ser evitados se você quer que seu filho se torne um líder:

1. Impedir que as crianças se arrisquem: não permitir que adolescentes sofram o fim de um relacionamento amoroso, aprendendo que é normal, provavelmente gerará adultos, que não sabem lidar com as falhas e com baixa autoestima.

2. Socorrer imediatamente: quando os pais cuidam de todos os problemas dos filhos com cuidados excessivos, eles deixam de ensiná-las a tomar iniciativa e enfrentar suas dificuldades. É necessário que elas aprendam a caminhar sozinhas, para que se tornem líderes. Do contrário, serão adultos acomodados e inconsequentes.

3. Elogios fáceis: é importante fazer com que seu filho se sinta especial, mas elogiá-lo sem critério, o ensinará a mentir, por medo de enfrentar a realidade como ela é.

4. Culpa como obstáculo: não tenha medo de dizer "não" ou "agora não" e deixar que seus filhos lutem por aquilo que realmente valorizam e precisam.

5. Não compartilhar erros: dividir com os filhos seus erros do passado pode gerar um sentimento de identificação e orientá-los nas escolhas.

6. Confundir inteligência com maturidade: pais costumam deduzir que uma criança inteligente está pronta para o mundo, o que não é necessariamente verdade. Para decidir quando dar mais independência aos seus filhos, veja como eles respondem às pequenas responsabilidades. Não apresse nem atrase esta independência.

7. Não fazer o que dizemos: como líder da própria casa, seja sempre honesto não agindo com hipocrisia nem mentiras, mesmo as mais "simples". Com certeza, seu filho estará observando.