Por que bebês precisam de colo?
Há alguns anos, muitas mães acreditavam que quanto mais colo dessem aos seus bebês, mais os deixariam “mal-acostumados”. O fato é que, até nós, adultos, quando nos sentimos deslocados, assustados ou inseguros, gostamos de receber um afago, um carinho e, porque não, um colo. Durante nove meses, os bebês sentiram-se seguros no interior de suas mães. O ambiente era silencioso, escurinho, quentinho e limitado. De repente, eles precisam se adaptar a variações de luz, de temperatura, de cheiros, precisam aprender a sentir suas necessidades e manifestá-las.

Publicidade

Portanto, é natural que os bebês sintam-se seguros e tranquilos quando estão no colo de sua mãe. Não adianta avó insistir ou pai se aventurar. Quando o bebê quer esse acalanto, é colo de MÃE que resolve! É o cheiro, o carinho, a voz... E é nessa hora que ela se desespera. Nos dias de hoje, maternar um bebê recém-nascido é quase uma missão impossível. A mãe moderna segue seu trabalho, atende a casa, cuida do bebê e ainda arranja tempo para um seriado com o marido à noite.

Para ajudá-la nessa tarefa de maternar um bebê recém-nascido, o sling entra como peça indispensável do enxoval. Ele possibilita que a mãe supra todas as necessidades do bebê e execute as tarefas do seu cotidiano com segurança e independência. O bebê carregado junto ao corpo da mãe atravessa o período da exterogestação com mais conforto, sente-se seguro e tem suas necessidades prontamente atendidas, o que o deixa mais tranquilo e diminui a necessidade de chorar para manifestar suas vontades.

Bebês carregados no sling apresentam um desenvolvimento cognitivo e motor mais avançado, pois observam o mundo do ponto de vista da mãe e dormem melhor por ter sua necessidade de contato físico suprida ao longo do dia. Sem contar que as temidas cólicas são facilmente curadas com o uso do sling. Ainda, a mãe que usa o sling também é mais segura e tranquila, pois não precisa parar tudo para atender o bebê, ele já está ali, ao seu alcance, além de distribuir de forma uniforme seu peso no corpo da mãe. É como se ela estivesse grávida novamente.

E se sair com bebê é uma atividade que muitas mães excluem de sua lista de necessidades, com o sling elas sentem-se seguras em fazer passeios, pois não têm a necessidade de levar carrinho, bebê conforto e qualquer outro apetrecho. Carregue muito seu bebê no colo, esse tempo passa rápido! E faça isso de forma a ter você, mãe, todo conforto e segurança com seu bebê coladinho em você.