Queda de cabelo na gravidez, você sabe o que pode ser?
Durante a gravidez, raramente observa-se queda de cabelo, mas ela pode ocorrer nos primeiros meses da gestação e/ou bem no final dela. Segundo a Dra. Lorena Dourado Alves, dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e com formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP, as mulheres que usam anticoncepcional por um tempo prolongado, ao parar de tomá-lo e engravidarem rapidamente, costumam apresentar o problema.

Essa queda de cabelo da parada do anticoncepcional é chamada de “Eflúvio Telógeno”. “Isso ocorre por alterações que levam um grande número de folículos pilosos a mudarem rapidamente de fase no ciclo capilar, levando a um aumento da queda. Pode ter várias causas e frequentemente inicia-se de dois a quatro meses após o fator desencadeante e dura em média cinco meses”, explica a Dra. Lorena. O Eflúvio Telógeno é ainda mais comum no pós-parto, como a Dra. Lorena já abordou em outras edições do Manual da Mamãe (faça uma busca no nosso site: manualdamamae.com.br).

Diante do diagnóstico de Eflúvio deve-se manter a calma, explica a dermatologista, já que sabe-se que é uma fase passageira e, na maioria das mulheres, a queda de cabelo cessa com reposição total dos fios, principalmente nos casos que ocorrem durante a gestação. De toda forma, se apresentar o problema, o ideal é procurar um dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para que ele faça uma avaliação clínica do cabelo e inicie o tratamento adequado, se necessário. “Deve-se eliminar as causas como infecção, anemia, estresse ou qualquer outro motivo que leve a uma piora na queda. O mais importante é curtir esse momento tão especial da melhor maneira possível, já que os 9 meses da gestação passam muito rápido!”

 

Cuidados

 

É muito importante que a mamãe saiba que durante a gestação e a amamentação, é indicado evitar químicas, como alisamentos, relaxamentos etc. “Antes de fazer qualquer procedimento, mesmo as tinturas, consulte o dermatologista e/ou obstetra para que eles avaliem quando será o melhor momento e qual o produto mais indicado”, alerta a Dra. Lorena.

No mais, a grávida deve seguir com os cuidados periódicos que já tem com os fios, pois o comum é que a gestação, por causa das alterações hormonais, seja um momento ótimo para os cabelos. A receita para mantê-los sadios e bonitos inicia-se com a lavagem. Lave bem as raízes e o couro cabeludo, utilizando os condicionadores apenas nas pontas. “O uso frequente de secadores ou chapinhas é ruim, pois aquecem a haste do fio, podendo gerar bolhas que deixam os cabelos fracos e sem brilho”, acrescenta a Dra. Lorena Dourado.