Quais são os melhores tratamentos para as estrias pós-parto?
Um verdadeiro pesadelo na vida das mulheres. Sim, estamos falando das estrias! Com a gestação, devido ao aumento rápido de peso, elas surgem principalmente nas mamas, abdômen, coxas, nádegas e quadris. Quando a pele da mamãe é excessivamente estirada e é ultrapassada sua capacidade de distensão, aparecem os temidos “risquinhos”. “São várias as causas atribuídas às estrias, dentre elas a predisposição genética, a resposta a agentes mecânicos, fatores hormonais, a associação com algumas doenças e o uso inadequado ou prolongado de alguns medicamentos”, explica o dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e mestre em Dermatologia pela USP, Dr. Rogério Ranulfo.

Na gravidez e na obesidade do adulto podem ser observados níveis elevados de glicocorticoides e cetosteroides, fatores predisponentes para a ocorrência de estrias. Também o uso prolongado, seja tópico ou sistêmico, de corticoides favorece o seu desenvolvimento. Inicialmente, as estrias são vermelhas ou da cor da pele normal, discretamente elevadas e evoluem para se tornarem esbranquiçadas e atróficas na maioria das pessoas. “O principal fator na prevenção das estrias é o rigoroso controle do ganho de peso durante a gravidez. O uso de loções hidratantes específicas e sessões de laser fracionado, realizadas antes de uma gravidez programada, nas áreas com maior predisposição, também auxiliam na sua prevenção. E quando aparecem devem ser tratadas o mais precocemente possível, o que favorece o resultado”, orienta o médico.

Os tratamentos têm como objetivo a formação de um novo colágeno reparador. A largura das estrias, o grau de acometimento e os locais de ocorrência determinarão a maior ou menor dificuldade no seu tratamento. Mais recentemente, com o advento dos lasers fracionados de érbio e CO2 e a radiofrequência fracionada, promoveu-se uma verdadeira revolução nesse sentido. “Atualmente, somos capazes de tratar a maioria dos pacientes acometida em grandes áreas corporais. As sessões de laser são múltiplas e realizadas em intervalos de seis a oito semanas, sob anestesia tópica.”

Para as estrias mais largas, utiliza-se a transcisão, técnica desenvolvida pelo Dr. Rogério, na qual, com a agulha Ranulfo, provoca-se o trauma na pele correspondente à estria, desencadeando o processo reparador tecidual. Após os tratamentos, um cordão fibroso substituirá as estrias, indicando a fusão da pele. Mais recentemente com o advento do microagulhamento e da radiofrequência fracionada conseguimos maximizar os resultados obtidos no passado. A manutenção do peso próximo do ideal é um fator fundamental para a uniformização da pele. Essas novidades mudaram o antigo estigma de que estrias não têm tratamento!”, reforça.