Como prevenir e tratar problemas de beleza comuns após a gravidez

Cuidar da saúde, claro, é fundamental durante a gravidez, mas o momento também é de pensar na sua beleza. Estrias, flacidez, celulite, manchas no rosto, queda de cabelo... Esses temíveis problemas, heranças comuns pós-gravidez, podem ser prevenidos com a orientação correta do dermatologista e, caso já estejam instalados, apresentam diversidades de tratamentos com enorme eficácia. A dermatologista Dra. Vivianne Tormim explica como pode te ajudar nesses casos:

Estrias: para prevenir esses indesejáveis risquinhos que durante a gestação podem aparecer na barriga, coxas e seios, é essencial o uso diário de cremes hidratantes indicados pelo dermatologista. Se, mesmo assim, as estrias teimarem em aparecer, a mulher pode iniciar o tratamento após o parto, com o uso de ácidos ou com lasers fracionados, sendo que estes últimos apresentam os melhores resultados.

Celulite e Flacidez: a flacidez e celulite geralmente aparecem no pós-parto, quando a mulher desincha e emagrece. Para prevenir, o ideal é ganhar pouco peso durante a gestação, por meio de alimentação saudável e prática de exercícios físicos. No entanto, equipamentos como o VelaShape II são um dos segredos das famosas que rapidamente retomam o corpo de antes da gravidez. Esse aparelho usa radiofrequência com infravermelho em uma manipulação mecânica, com suave pressão negativa. Trata abdômen, coxas, pernas, braços e costas.

Cloasma: as extensas manchas no rosto de tons amarronzados aparecem devido a fatores hormonais, mais evidentes na gravidez. O segredo da prevenção é o uso constante de filtro solar com altos fatores de proteção. Procure um dermatologista para lhe indicar um com a cosmetologia adequada à sua pele, para evitar o surgimento de acne. Quando as manchas aparecem, ainda durante a gravidez, a mulher pode fazer uso de alguns tipos de clareadores, desde que sejam indicados pelo médico. No pós-parto, o dermatologista irá avaliar a necessidade de tratamento com peelings químicos ou ainda com lasers, como o Spectra, uma das novidades mais bem aceitas para acabar com as manchas.

Queda de cabelo: por volta do quarto mês após o parto, é comum que a mulher sofra com a queda de cabelo, o que ocorre por causa de alterações hormonais. O tratamento mais indicado é o aparelho de LED Multiwaves, que realiza uma fotoestimulação dos folículos, recuperando as raízes e melhorando a qualidade da haste capilar. São indicadas duas sessões de 30 minutos por semana. Agentes tópicos por via oral ou injeções de produtos estimulantes para crescimento do cabelo diretamente no couro cabeludo também podem ser indicados pelo médico.