Como evitar estrias na gestação?

Durante a gestação, o corpo sofre inúmeras transformações para gerar uma nova vida. E com o passar dos meses, a futura mamãe vai ganhando peso, a barriga vai crescendo e os seios também aumentam de tamanho. Nesse período, eis que podem surgir as indesejáveis estrias, aqueles risquinhos avermelhados que aparecem na pele e assombram as mulheres. As estrias atingem 90% das gestantes e segundo a dermatologista Dra. Shirley Nogueira, “elas aparecem principalmente na região abdominal, nos seios e nas coxas”.

Publicidade

De acordo com a Dra. Shirley, as estrias são linhas avermelhadas, acastanhadas ou brancas que aparecem devido a distensão da pele ou com o ganho  de peso. Entre as suas causas estão a genética, fatores hormonais da gestação e o ganho excessivo de peso. Mas a boa notícia é que se pode reduzir ou até mesmo prevenir o aparecimento de estrias durante a gestação, desde que haja cuidados com a pele.

Não há provas de que cremes, loções ou óleos, que prometem evitar as estrias, realmente funcionem. “Mas uma coisa é certa: você deve manter a barriga bem hidratada, a fim de evitar a coceira, ato que muitas vezes promove estiramento da pele na região proporcionando o aparecimento das estrias”, ensina a Dra. Shirley.

Vale ressaltar que mulheres que têm a pele mais elástica por fatores hereditários são menos propensas a terem estrias. Já as mulheres com predisposição ao aparecimento das estrias podem diminuir o rompimento das fibras, mas dificilmente irão evitá-las totalmente. “Caso a aparência das estrias incomode após a gestação, procure um dermatologista. Esse profissional irá  indicar os tratamentos corretos para minimizá-las”, destaca.

 

Para evitar estrias:

• Ganhe peso aos poucos durante a gravidez, estima-se que em média de 9 a 12 quilos para evitar o excessivo estiramento da pele;

• Alimente-se de forma saudável. Ovos, sardinha e castanha do pará são ricos em vitaminas, proteínas e ômega 3, essenciais na formação da fibra de colágeno, o principal componente responsável para manter a pele firme e elástica ajudando a prevenir o aparecimento dessas indesejáveis marquinhas;

• Faça atividades físicas. Exercitar-se contribui no combate as estrias, pois aumenta circulação na pele e também diminui as chances do ganho de peso excessivo.