Beleza na gravidez: o que você pode ou não pode fazer
Durante a gravidez, é muito comum as mulheres terem muitas dúvidas sobre os cuidados com a pele, as unhas e os cabelos. Alguns produtos e tratamentos cosméticos devem ser evitados nesse período, pois há risco para o bebê, como aumento das chances de aborto e malformação fetal. Portanto, antes de se submeter a tratamentos cosméticos, informe-se com seu médico sobre a segurança do procedimento para a gestante e para o bebê. Com a ajuda da dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Soraia Damaso, veja o que pode e o que não pode ser feito para cuidar da beleza na gestação:

Hidratantes

Os hidratantes são registrados como produtos cosméticos e devem ser inofensivos para o usuário. Geralmente, a gestante pode utilizar hidratantes. Para casos especiais, como prevenção de estrias, consultar o médico para indicar a formulação mais adequada.

Protetor solar

Gestantes podem e devem usar filtros solares ou bloqueadores diariamente. É bom lembrar que existe um protetor solar ideal para cada tipo de pele. O mais adequado é que a gestante procure a orientação de um dermatologista para saber qual o produto certo para ela durante a gestação, quando a pele pode sofrer alterações.

Esmaltes e acetona

Os removedores de esmaltes que contém concentração máxima de 50% de acetona na fórmula e esmaltes podem ser usados durante a gestação e a amamentação.

Descoloração dos pelos

Gestantes podem descolorir os pelos com água oxigenada. O que deve ser levado em conta é que a pele da gestante pode estar mais sensível e essa prática pode causar irritação. Uma dica é colocar junto à mistura descolorante a vaselina em pomada.

Depilação

As grávidas devem evitar o uso de cremes depilatórios à base de tioglicolato, pois pode haver absorção da substância pela pele. A depilação a laser não utiliza radiação ionizante e poderia ser utilizada na gestação. No entanto, costumamos evitar o procedimento, pois a pele da gestante pode manchar com mais facilidade e também devido ao estresse que o tratamento pode propiciar, como dor e intolerância à luz do aparelho.

Cosméticos

Geralmente, o produto registrado como cosmético não causa eventos adversos para gestantes ou mamães amamentando. Mas algumas formulações que contenham ácido retinóico, hidroquinona e outros ativos devem ser evitados durante esse período. Se a gestante pretende continuar com algum tratamento cosmético, o certo é consultar um especialista para indicar os melhores produtos para cada tipo de pele.

Pintar e alisar os cabelos

Trata-se de assunto controverso, com poucas evidências científicas que justifiquem seu uso ou que contraindiquem. Geralmente, recomendamos evitar alisamentos, permanente, tinturas com metais pesados, dentre outros.

Toxina botulínica e preenchimentos estéticos

São contra indicados na gravidez.

Intervenções, cirurgia plástica ou dermatológica estética

Geralmente, são contra indicadas nessa fase.