Abdômen liso após a gestação

Quem não quer ter uma barriga bonita? Pode-se dizer que esse é o sonho de todas as mulheres, ainda mais após a gestação, que, na maioria das vezes, pode deixar a região abdominal mais flácida e com o volume aumentado. Felizmente, essa situação pode ser revertida com a ajuda da cirurgia plástica. “Existem vários tipos de procedimentos cirúrgicos utilizados para remover gordura e flacidez do abdômen como a lipoaspiração, a abdominoplastia e a miniabdominoplastia. Porém, cada cirurgia tem que ser muito bem indicada por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, informa o cirurgião plástico Dr. Fábio Silveira. Confira mais sobre os procedimentos com o especialista:

Após o parto, quais são as recomendações para a mamãe que deseja realizar uma cirurgia plástica?

Nos primeiros seis meses após o parto, a preocupação da mamãe deve ser em cuidar bem de seu bebê e de si mesma. Dedicar tempo ao filho, praticar atividades físicas, alimentar-se corretamente e hidratar bem a pele. Durante esse período, o corpo da mãe vai voltando a sua forma anterior à gestação. E caso ela tenha feito uma cesárea, irá se recuperar dela, afinal a cicatrização completa acontece com seis meses. Transcorridos esses seis meses, a mãe poderá procurar um cirurgião plástico para avaliá-la.

Em quais casos são indicadas a lipoaspiração, miniabdominoplastia e abdominoplastia?

Na maioria do casos, as mulheres desejam melhorar a flacidez do abdômen e também o contorno corporal. Entretanto, cada caso deve ser avaliado pelo cirurgião plástico. A lipoaspiração, por exemplo, é indicada no caso de gordura localizada e para ser realizada a pele deve ter elasticidade preservada. A miniabdominoplastia é indicada para a paciente que tenha uma composição corporal normal, porém com pouco excesso de pele. Já a abdominoplastia é realizada quando a mulher apresenta maior flacidez e gordura na região do abdômen.

Existe alguma contraindicação para a realização desses procedimentos cirúrgicos?

Cada cirurgia tem que ser muito bem indicada. Para isso, é fundamental que a paciente procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O cirurgião irá avaliá-la e, então, indicar o procedimento mais adequado para determinada situação. As contraindicações que podem existir são as condições físicas e clínicas da paciente, indispensáveis para a realização da cirurgia plástica.

Para aquelas mamães que desejam retirar as estrias do abdômen, a abdominoplastia pode ser a solução?

De certa forma, sim. A abdominoplastia irá retirar as estrias que estão na região abaixo da cicatriz umbilical, juntamente com a pele e gordura que serão removidas.

Umas das novidades é a lipoaspiração a laser. Quando é indicada e como é realizado esse procedimento?

A lipo a laser é indicada para pacientes que desejam remover gordura localizada e que possuam pequena flacidez na pele. O procedimento cirúrgico da lipo a laser é bastante parecido com o da lipoaspiração comum. A diferença consiste no fato de o laser produzir um efeito de retração leve na pele, consequentemente, levando a uma melhora da flacidez. 

Qual é o diferencial da lipo a laser?

A grande vantagem do laser na lipoaspiração não está somente em destruir as células de gordura, mas nos efeitos que o laser provoca como: coagular os vasos, minimizando o sangramento; esquentar a pele por dentro, reestruturando mais o colágeno e reparando a flacidez.

O pós-operatório desses procedimentos cirúrgicos são dolorosos?

O pós-operatório da lipoaspiração, assim como da abdominoplastia e da miniabdominoplastia, costuma ser tranquilo. A paciente pode sentir alguns desconfortos durante os primeiros dias, o que é bastante normal. Esse nível de desconforto varia de pessoa para pessoa.

Quando podemos ver os resultados?

Os resultados finais são vistos após, no mínimo, seis meses, que é o período de cicatrização da cirurgia. Porém, com cerca de um mês, a pessoa já consegue notar diferenças. A cada dia a paciente poderá observar melhoras.

É necessário fazer algum procedimento durante o pós-operatório para um resultado melhor?

A drenagem linfática ajuda na recuperação da paciente. A partir da primeira semana, com liberação do seu cirurgião plástico, a paciente pode iniciar a drenagem, que ajuda a diminuir o edema e promove uma sensação de bem-estar muito grande.

Caso a mãe engravide novamente, os resultados de qualquer um desses procedimentos cirúrgicos podem ser comprometidos?

Se a mulher engravidar novamente, ela pode perder resultados, mas isso não é uma regra. Tudo vai depender do organismo e dos cuidados da paciente. Há alguns casos em que a mulher sente a necessidade de fazer o procedimento cirúrgico até para melhorar sua autoestima. Porém, o recomendado é a mulher que deseja ter filhos, tê-los antes de realizar esses tipos de cirurgias plásticas.