Você sabia que criança pode ter depressão?
O mal do século é a tão falada depressão! Ao contrário do que pensamos, ela pode nos atingir de uma forma inexplicável e isso também vale para as crianças. Um estudo foi realizado no Reino Unido e foi descoberto que já são mais de 80 mil crianças diagnosticadas anualmente com depressão naquela região, 8 mil delas menores de 10 anos! São números que nos assustam. E então vem aquela dúvida, o que será que causa esse distúrbio?

Qualquer gatilho é motivo para essa doença entrar na vida de uma criança, principalmente quando ela passa por alguma experiência ruim como a morte de um parente, separação dos pais, bullying, abandono, abusos físicos ou psicológicos e até alterações muito repentinas e bruscas na rotina e no padrão de vida. Há também uma forte influência da parte genética, que aumentam a chance em cinco vezes se a vítima for o pai e a mãe. E o estilo de vida que as crianças de hoje em dia vivem, sempre vidradas em alguma tecnologia e presas em muitos compromissos, trazem estresse e consequentemente uma maior chance desse transtorno mental aparecer.

Ao contrário dos adultos, a depressão costuma a manifestar nas crianças em forma de irritabilidade, agitação, explosões de raiva e agressividade, tristeza, sensação de culpa e de melancolia, confundindo-a até com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Por isso, é extremamente necessário procurar um profissional especializado para não agravar o quadro e manter sempre uma atenção especial na duração e na intensidade que o filho está expressando esses tipos de sentimentos. Se passar de um mês, já se torna preocupante.

Assim como há pretensão a aparecer esse distúrbio, também há cuidados que possam ser tomados para evitá-lo! Quando os pais oferecem uma estabilidade e organização familiar trazendo amor para o lar e menos fatos estressantes, isso pode ajudar bastante! Não se esqueça que os pais são os exemplos para os filhos, por isso devem ser sinônimo de proteção, amor e carinho para os pequenos! Dessa forma, fica bem mais fácil enfrentar qualquer situação.