Tudo sobre o sono dos bebês e dos recém-nascidos
Quando se tem um recém-nascido em casa, tudo se torna motivo de preocupação a fim do bem-estar do seu filho. Um dos maiores motivos desse incômodo é o sono do bebê, principalmente quando eles dormem em outro quarto e no próprio berço. Por isso, separamos os principais comportamentos de bebês nessa fase para te explicar e te tranquilizar quando acontecerem.

Publicidade

 

Ritmo de sono

 

O seu sistema ainda está se desenvolvendo, portanto é normal que os pequenos durmam de 16 a 18 horas por dia. Sendo que, acordem em média a cada 3 horas para mamar.

 

Oscilação da respiração

 

Tudo no corpo de um recém-nascido ainda está sendo desenvolvido. Logo, o ritmo respiratório dele é irregular até mesmo quando está acordado. Quanto mais novo, mais evidente será essa irregularidade, mas não se preocupe, ao completar um ano, a propensão é se estabilizar.

 

Sorrir enquanto dorme

 

Assim como os adultos, os bebês também tem fases de sono, isto é, sonolência, sono profundo, sono mais que profundo e o REM (movimento rápido dos olhos). O REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos e então o bebê sorri, chora ou até faz movimentos de sucção enquanto dorme. Mas esses sonhos só ocorrem depois dos 3 meses de vida, por isso, os sorrisos podem ser apenas reflexos musculares por enquanto.

 

Olhos abertos

 

Na primeira fase do sono, a melatonina induz o relaxamento e por isso o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída. Há bebês que nesse estágio a pálpebra não fica totalmente fechada, o que significa que ele está em um sono muito pesado, e por isso alguns pais vêem seus filhos dormindo de olho aberto.

 

Choro à noite

 

Geralmente os recém-nascidos só choram quando sentem fome, mas como os seus pais só ficam mais atentos quando ouvem seu choro, não vêem quando acordam e ficam quietinhos no berço. Em dias mais agitados, o bebê pode sentir mais dificuldade para dormir e pode ficar mais irritado e chorar mais durante à noite, pois todas as memórias voltam a repercutir.