Sono dos pais só volta ao normal após 6 anos do nascimento do filho
Está grávida? Prepara-se! Depois que seu filho nascer, seu sono só só retorna à qualidade e quantidade anteriores após seis anos de nascimento do primeiro filho. É o que aponta um estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

A pesquisa comprovou que as mulheres são as mais afetadas. Elas dormem cerca de 40 minutos a menos a cada noite de sono no primeiro ano de vida da criança em relação ao período anterior à gravidez. Em relação ao primeiro trimestre do bebê, elas tiveram até uma hora de sono a menos.

As mães de primeira viagem chegam ter uma queda de 1,7 pontos na qualidade do sono, quando a mãe já tem mais de um filho, essa nota fica perto de 1. Os homens, segundo estudo, perdem em média, 13 minutos de sono. Esse número não varia em relação à uma idade específica ou ao longo da vida da criança.

O doutor Sakari Lemola, responsável pela pesquisa, disse que não esperava esse resultado. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, ele reforçou que por mais que as crianças parem de chorar, elas ainda podem acordar durante à noite por conta de possíveis pesadelos ou até mesmo por alguma doença ou mal-estar.

Outra justificativa do pesquisador é que os pais também podem perder o sono por conta do medo e das responsabilidades que a maternidade e paternidade que podem despertar nas pessoas.

O Estudo

Entre 2008 e 2015, foram acompanhados 2.541 mulheres e 2.118 homens da Alemanha que estavam esperando seu primeiro, segundo ou terceiro filho.

O estudo quantificou o efeito de ser pai nos minutos de sono. Os participantes da pesquisa foram acompanhados por 6 anos e precisavam responder quantas horas dormiram anualmente e dar uma nota até 10 para a qualidade da noite dormida.