Seu bebê dá trabalho para dormir?
O sono representa um aumento da capacidade de concentração e diminui a irritação e a ansiedade, trazendo uma sensação de bem-estar para os nossos filhos. Mas, há muitos pais que enfrentam isso como um pesadelo, pois os filhos não conseguem dormir em hipótese alguma! Pensando nisso, o Manual separou algumas dicas para te ajudar na hora de por ele pra dormir.Nada de prantos até cair no sono!

Publicidade

Para não haver situações de desconforto e estresse, na hora do choro, vá até ele e tente acalmá-lo. Mantenha as luzes baixas e crie uma rotina de horários para dormir. Isso fará com que ele se acostume com horário de dormir desde pequeno e facilitará futuramente.

Rotina do sono!

Deve ser criada essa rotina desde cedo para que ele perceba que quando tais eventos sequenciais acontecem, ele saiba que está chegando a hora de dormir. Isso deixa o pequeno mais calmo para um bom descanso, principalmente quando você estabelece um ritual do sono de no máximo 30 minutos. Caso ele ainda seja bebê, depois de amamentar, evite deixá-lo no colo, leve-o direto para o berço.

Seguro pra dormir

Como a presença dos adultos por perto representa segurança para as crianças, elas choram no meio da noite pedindo a presença dos pais. O ideal é que quando o filho chora, os pais tentam acalmá-lo no berço ou na cama, mas, se não for possível, não há problema em pegá-lo no colo. Logo depois que adormecer, deve ser colocado no berço ou na cama novamente. Deixando claro que estarão presentes sempre que preciso, seu filho vai se acostumando aos poucos a dormir sozinho.

Cada um na sua cama

Os pais devem trabalhar bastante a paciência nesse quesito e insistirem o máximo para que finalmente dê certo. Deixar seu filho dormir no berço pode até trazer segurança à saúde dele, além de futuramente não causar problemas no vínculo afetivo familiar. Caso ele esteja doente e precise de mais cuidados e atenção, passe a se deslocar até o quarto dele ao invés de trazê-lo para sua cama. Porém, se o seu filho já tem mais de 7 anos e consegue entender que aquela situação será uma exceção, você pode levá-lo para sua cama.

Importância das sonecas

As sonecas são fundamentais até os 3 anos e ainda colaboram para o desenvolvimento infantil. Algumas mães acham que isso pode atrapalhar o sono do bebê à noite, mas isso tem efeito contrário. Eles causam um bem-estar à criança e as deixam menos ansiosa e irritada, mesmo sendo feitos não só no berço, mas em qualquer lugar.