Qual momento correto para a gestante fazer o ensaio fotográfico?

A gravidez está entre um dos períodos mais intensos e marcantes não apenas da vida de uma mulher, como de toda a família. Não surpreendentemente, há o desejo de eternizar esse momento por meio da fotografia. Mas, qual o momento certo para isso? 

Publicidade

Frederico Gomes é especializado em fotografia de gestante e comenta que é preciso encontrar o equilíbrio de um período onde a barriga esteja empinada de forma elegante e a gestante ainda não esteja inchada e indisposta. “Isso varia de gestante para gestante, pois cada pessoa tem um corpo diferente. Na maioria dos casos, o recomendado é entre 26 e 34 semanas, mais precisamente entre o sétimo e o oitavo mês de gestação”, recomenda Frederico. 

Para o fotógrafo, o momento ideal é com 30 semanas visto que a barriga está em um bom tamanho para ensaio e a mamãe está com energia e disposição para fazer as fotos. “Após esse período, a barriga começa a descer e a gestante se sente mais indisposta”, comenta. 

No caso de gestantes de gêmeos ou trigêmeos, a recomendação cai para 22 a 30 semanas. “Não é uma regra, porém é uma boa base já que a barriga neste tipo de gestação costuma evoluir em um tempo diferente, assim como a disposição da mamãe”, diz Frederico.  

 A roupa escolhida para o ensaio precisa ser confortável, mas ao mesmo tempo não tão larga, visto que o objetivo é captar os contornos da gravidez e fazer com que a gestante se sinta  bonita e confortável. “Vestidos justos que marcam a silhueta ficam elegantes e fotograficamente interessantes. Da mesma forma, roupas mais esvoaçantes e de tecidos leves costumam ser as preferidas. No final, tudo vale desde que haja harmonia entre o ambiente, a personalidade da cliente e o olhar do fotógrafo”, defende.

 No caso da maquiagem e dos acessórios, o estilo da gestante também influencia. Porém, o fotógrafo e publicitário aponta que maquiagens mais leves e penteados mais despojados costumam trazer mais foco ao brilho natural que a mulher grávida já possui, garante o profissional.

 

Para mais conteúdo, siga o Manual da Mamãe no Instagram @manualdamamae 

Acesse também nossa página no Youtube: youtube.com/manualdamamae 

Você pode contar também com o curso Estou Grávida, e Agora? São videoaulas para acabar com todas as inseguranças da gestação e dos primeiros cuidados com o bebê. Saiba mais em: www.manualdamamaeip.com