Quais cosméticos crianças podem usar?
Passar batom, base, blush, rímel e esmalte... As meninas crescem assistindo a mamãe se maquiar, cuidar da pele e dos cabelos. É bastante comum as pequenas se interessarem e pedir para participar dos cuidados de beleza juntamente com a mamãe. Entretanto, utilizar os cosméticos de um adulto não é recomendado.

Devido a quantidade de química encontrada em produtos como base, pó facial, blush, batom, e esmalte, eles podem causar alergias, vermelhidão, coceiras e manchas. Isso acontece porque a pele da criança é bastante sensível e seu sistema imunológico não está maduro o suficiente para lidar com algumas substâncias. Pode ser difícil resistir aos pedidos da filha para passar batom, mas o ideal é que isso aconteça com pouca frequência.

Produtos para cabelo, como shampoos, condicionadores e máscara hidrantes não são indicados para criança, a não ser que sejam específicos para a faixa etária. Tinturas e produtos usados em escovas progressivas não devem ser utilizados em hipótese alguma. Eles são absorvidos pelo couro cabeludo e podem danificar os fios, que são mais finos e frágeis. Fazer chapinha e escova, mesmo que não utilize produtos químicos, também é só de vez em quando, pois estes ressecam os cabelos e podem causar queda.

Se vai ter uma festinha e a sua filha quer se produzir,  você pode deixar ela passar batom, pintar as unhas (sem retirar as cutículas) e fazer escova nos cabelos. Mas isso deve acontecer somente em algumas ocasiões. Não pode fazer parte da rotina da criança. E não esqueça que somente crianças acima de 4 anos e com produtos específicos para idade, com registro no Ministério da Saúde.

É importante que os pais não introduzam nos filhos valores estéticos precocemente. Os pais precisam valorizar a beleza natural da criança e não impor que um cabelo liso é mais bonito ou que a maquiagem deixa ela “mais bonita”. Isso gera danos mais tarde que envolve a autoestima da criança. Os pais devem incentivar os filhos a se acharem bonito da forma que são. A mãe pode brincar com a filha de maquiagem e deixar ela andar com seu sapato de salto alto de vez em quando, desde que seja que em clima de brincadeira sem o compromisso com que os adultos acham bonito.