Pode ou não pode na gravidez?
A gestação é um momento de extrema e dinâmica transformação no corpo da mulher. Tendo sido planejada ou acontecendo de surpresa, o fato é que, a partir do momento em que o exame vem positivo, a primeira pergunta que surge é: “e agora?”. É bastante comum surgirem dúvidas sobre o que se pode ou não fazer ou utilizar. Uma série de cuidados devem ser tomados para não prejudicar o desenvolvimento do bebê e para que a mamãe tenha uma gravidez saudável e possa curtir cada momento. Para ajudar as mamães, o Portal do Manual da Mamãe conversou com os ginecologistas e obstetras Dr. Washington Luiz Ferreira Rios, presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia, com o professor-doutor em ginecologia e obstetrícia Dr. Cláudio Basbaum e a ginecologista e obstetra Dra. Vanessa Sékula. Confira:

Publicidade

Posso comer normalmente durante a gravidez?

É preciso evitar produtos hipercalóricos como doces, sorvetes, chocolates, frituras e optar por uma dieta com frutas, verduras e proteínas associadas a uma atividade física adequada. A ingestão de chá preto e café deve ser restrita e as bebidas alcoólicas ingeridas apenas eventualmente. Por exemplo, uma taca de vinho em um brinde não faz mal.

Posso comer comida japonesa?

Durante a gravidez deve-se evitar alimentos crus ou mal cozidos pelo risco de contaminação. Entretanto,em restaurantes de boa qualidade, pode-se fazer este tipo de refeição.

Posso tomar bebidas alcoólicas?

Deve-se evitar o uso de bebidas alcoólicas durante a gravidez. O risco de alterações fetais pelo álcool está associado ao uso crônico e de grandes quantidades.

Posso realizar exercícios físicos?

A grávida deve se exercitar. Mas tudo deve ter o seu momento e equilíbrio. Recomenda-se evitar exercícios de maior impacto ao longo da gestação (jumper, equitação, esportes coletivos, como vôlei, basquete e futebol). Para quem não tinha o hábito, vale aguardar os três primeiros meses e, então, com a liberação do obstetra, iniciar alongamentos, hidroginástica e mesmo exercícios aeróbicos de menor intensidade. Para aquelas mamães que já se exercitavam, recomenda-se adequar as atividades ao momento da gestação, sempre  com a supervisão de profissional treinado.

Posso viajar de avião?

Não há nenhuma contraindicação a respeito de viajar de avião.Porém, há risco, nos casos em que a gestação está próxima ao parto, de a gestante iniciar o trabalho de parto prematuro durante a viagem.

Até quando posso dirigir?

A gestante deve evitar dirigir após o primeiro trimestre, pois em caso de colisão há risco de trauma direto do abdômen gravídico no volante ou compressão do ventre materno pele cinto de segurança.

Posso tomar vitaminas ou suplementos?

A suplementação vitamínica é feita pelo médico durante a gravidez, inicialmente com ácido fólico e depois com ferro, para evitar anemia.

Posso tomar remédios?

Grávida também tem dor de cabeça, contraturas musculares, infecções, sendo assim são muitas as situações que exigem o uso de medicamentos para aliviar os sintomas de desconforto. Mas nem tudo pode ser utilizado. Existem antibióticos e analgésicos adequados para as gestantes. Via de regra, os anti-inflamatórios devem ser evitados, pois podem alterar o desenvolvimento do coração do bebê e reduzir o líquido amniótico.

Posso dormir de bruços?

Não há contraindicação ao modo de dormir. A dificuldade maior será quando o abdômen estiver com volume maior.

Posso manter minha vida sexual ativa?

Não existe nenhuma contraindicação a relações sexuais se a gestação segue sem intercorrências. Muitas mulheres referem, inclusive, orgasmos mais intensos e mesmo maior prazer durante essa fase, fato explicado pelo aumento da vascularização da região pélvica. O aumento da libido também é relato comum, ainda que para algumas mulheres o efeito seja inverso, motivado pelas intensas variações hormonais. Portanto, se o casal e, principalmente a mulher, sente-se confortável e estimulado, a vida sexual pode ser mantida até o final da gestação.

Posso tingir o cabelo?

A gestante pode tingir os cabelos, mas é recomendado que o faça após o primeiro trimestre e evite tinturas com metais pesados ou formol.

Posso fazer depilação?

Recomenda-se evitar o uso de laser, já que não existem estudos observando a repercussão dessa técnica em gestantes. A depilação com cera quente pode ser realizada em pernas e virilhas até o final da gestação. Lembrando, porém, que o aumento da vascularização de pele, observado nessa época, deixa a região bem mais sensível.

Posso ficar em piscinas de água quente? E na sauna?

Pode, porém tanto a sauna quanto a piscina aquecida causam dilatação periférica com queda pressórica e mal-estar.

Posso tomar banho de sol?

Pode, porém deve usar protetor solar, pois a pele fica mais sensível, sujeita a manchas permanentes ocasionadas pelo sol. Priorize os horários adequados à exposição solar.

Posso passar qualquer hidratante no corpo?

Basta ser um hidratante de boa qualidade.

Posso usar sapato de salto alto?

Pode. Mas é preciso tomar cuidado, por causa do desequilíbrio comum nas gestantes pela mudança do eixo corporal.

Posso fazer tratamento dentário?

Sim. E em casos em que for necessário raios x, a gestante deve usar proteção abdominal.

Posso fazer carinho no meu bicho de estimação?

É fundamental evitar contato com gatos e cachorros pelo risco de infecções.